Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Merkel: Europa não pode mais se apoiar nos EUA e no Reino Unido

Declaração foi feita em evento de cerveja em Munique, um dia depois do término da cúpula do G7

Merkel: Europa não pode mais se apoiar
 nos EUA e no Reino Unido
Notícias ao Minuto Brasil

14:25 - 28/05/17 por Folhapress

Mundo 'tomar as rédeas'

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse neste domingo (28) que os países da União Europeia devem se unir e "tomar as rédeas" de seu futuro diante de novos desafios, como a decisão do Reino Unido de abandonar o bloco regional e o crescente isolacionismo dos Estados Unidos sob a presidência de Donald Trump.

A declaração foi feita em um evento de cerveja em Munique, um dia depois do término da cúpula do G7, grupo que reúne as sete principais economias desenvolvidas. O encontro, realizado na Sicília, foi marcado pelo tensionamento entre líderes europeus e Trump em temas como política climática e comércio.

Alguns dias antes, Trump também havia adotado uma postura desafiadora durante a inauguração da nova sede da Otan, a aliança militar ocidental, em Bruxelas. O líder americano voltou a cobrar seus aliados a aumentarem seus gastos em defesa e não garantiu se respeitará o compromisso de atender a pedidos de apoio militar de membros do bloco.

"Os tempos em que nós podíamos contar com os outros acabaram, de alguma forma, conforme pude experienciar nos últimos dias", afirmou Merkel. "Então, tudo o que eu posso dizer é que nós, europeus, devemos realmente tomar as rédeas do nosso destino (...) e lutar pelo nosso futuro por conta própria."

"É claro que devemos manter amizade com os Estados Unidos e o Reino Unido e sermos bons vizinhos sempre que possível com outros países, inclusive com a Rússia", ponderou.

Durante o encontro do G7, Merkel e outros líder mundiais pressionaram Trump a manter os Estados Unidos no Acordo de Paris -assinado em 2015 por 200 países, o tratado é considerado a principal iniciativa global no combate às mudanças climáticas. Após a cúpula, a chanceler afirmou que as discussões sobre o clima foram "controversas" e "insatisfatórias".

Trump, que durante a campanha eleitoral do ano passado classificou o aquecimento global de "farsa" e ameaçou retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris, prometeu tomar em breve uma decisão definitiva sobre o tratado climático. Com informações da Folhapress.

Leia também: Papa pede que 'Deus converta coração de terroristas'

Campo obrigatório