Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Colômbia amplia em 20 dias prazo para as Farc entregarem suas armas

Medida foi anunciada pelo presidente do país, Juan Manuel Santos

Colômbia amplia em 20 dias prazo para
as Farc entregarem suas armas
Notícias ao Minuto Brasil

17:44 - 30/05/17 por Folhapress

Mundo Paz

O governo da Colômbia e as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) concordaram em prorrogar o processo de entrega de armas por parte dos guerrilheiros em 20 dias, disse o presidente do país, Juan Manuel Santos, em decorrência de problemas logísticos.

"Por causa dos atrasos acumulados (...) um acordo com as Nações Unidas e as Farc, decidimos que a entrega de armas não terminará nesta terça (30), como planejado, mas dentro de 20 dias", disse Santos em um discurso na televisão.

O presidente acrescentou que a mudança de data "não afeta de forma alguma a decisão firme e o claro compromisso do governo e das Farc de cumprir o acordo" nem implica mudanças no mecanismo de vigilância do desarmamento e verificação internacional.

As Farc e o governo colombiano assinaram, em novembro passado, um acordo para acabar com mais de cinco décadas de conflito armado. Santos disse que o processo foi adiado em decorrência de problemas logísticos na construção das áreas onde os guerrilheiros desmobilizados estão se concentrando.

O presidente acrescentou que o ingresso dos guerrilheiros nas 26 áreas de concentração "foi ordenado, seguro e realizado sem grandes problemas", o que permitiu a admissão de cerca de 7.000 homens e mulheres das Farc.

Santos também decidiu estender em dois meses - "até 1 de Agosto" - o prazo de funcionamento dessas áreas. O mandatário colombiano sublinhou que a paz é "irreversível" e desde que o acordo foi assinado há seis meses "não houve um único confronto entre as nossas forças e membros da Farc." Com informações da Folhapress.

Leia também: Após 3 dias de caos, voos da British Airways voltam ao normal

Campo obrigatório