Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Reino Unido: 7 mortos e 48 feridos em 2º ataque em menos de 15 dias

Terroristas foram mortos pela polícia em uma troca de tiros

Reino Unido: 7 mortos e 48 feridos em 
2º ataque em menos de 15 dias
Notícias ao Minuto Brasil

06:50 - 04/06/17 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Balanço

Sete pessoas morreram e pelo menos 48 ficaram feridas, de acordo com os últimos dados divulgados na sequência dos ataques terroristas ocorridos nesta noite de sábado (3) em Londres. Os feridos foram levados para cinco hospitais britânicos, há vítimas em estado grave.

Três homens atropelaram vários transeuntes na London Bridge com uma van branca e depois seguiram para o Borough Market, onde abandonaram o veículo e esfaquearam várias pessoas. Os três foram mortos em poucos minutos pela polícia.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, e as autoridades confirmaram que se tratava de um ataque terrorista ainda durante a noite, o segundo em solo britânico em menos de 15 dias (no último dia 22 de março, um homem-bomba explodiu à saída do pavilhão Manchester Arena, causando a morte a 22 pessoas, incluindo crianças).

O que aconteceu

Pouco depois das 22h (hora local, 18h no horário de Brasília) deste sábado, a polícia metropolitana de Londres começou a receber alerta sobre um veículo que fez vários atropelamentos na London Bridge, uma das pontes mais emblemáticas da cidade.

Já nesta manhã de domingo (4), a polícia britânica confirmou que esse mesmo veículo, uma van branca alugada, continuou em marcha até ao Borough Market, um mercado muito perto da ponte, onde saíram do carro e esfaquearam uma pessoa.

Foi precisamente nesta região comercial, segundo indicou à imprensa o sub-comissário da polícia metropolitana, Mark Rowley, que os três atacantes foram confrontados pela polícia. Houve uma troca de tiros e os três suspeitos foram mortos pela polícia oito minutos após a primeira chamada de socorro. No vídeo abaixo pode assistir à intervenção da política dentro de um bar do mercado, ordenando às pessoas para que se baixassem.

Os três homens, ainda não identificados, vestiam o que aparentavam ser coletes com explosivos, algo que a polícia confirmou se tratar de um acessório para causar alarme. Abaixo, uma imagem tirada por uma testemunha de um dos agressores já morto pela polícia, com o colete.

The guy that the police knocked down after 1 min #live #police #dead #man #london #terroristic #attack

Uma publicação partilhada por Gabriele Sciotto (@fried_chicken) a Jun 3, 2017 às 2:41 PDT

Não há ainda informação acerca dos sete mortos. Foi hoje confirmado, no entanto, pelo governo francês, que há quatro cidadãos desta nacionalidade entre os feridos, sendo que um deles está em estado grave.

Governo deve se pronunciar sobre o caso na manhã deste domingo

A Polícia Metropolitana de Londres (MET) está liderando uma investigação sobre o caso através do comando contra-terrorismo, contando com o apoio da polícia da cidade de Londres, da British Transport Police, dos serviços de emergência e dos bombeiros.

O gabinete de crise, denominado COBRA, deve se reunir nesta manhã de domingo (4), onde as instâncias governamentais irão fazer um ponto de situação com as forças policiais.

Leia também: Fotos: ataque terrorista em Londres deixa rastro de destruição

Campo obrigatório