Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Partido de Macron vence eleição marcada por abstenção recorde

Em Marcha ocupará mais de 300 cadeiras na Assembleia

Partido de Macron vence eleição marcada 
por abstenção recorde
Notícias ao Minuto Brasil

16:21 - 18/06/17 por Ansa

Mundo França

O partido Em Marcha, do presidente Emmanuel Macron, obteve a maioria absoluta dos votos no segundo turno das eleições legislativas francesas deste domingo (18) e garantiu 355 lugares dos assentos da Assembleia Nacional, de acordo com as projeções do instituto Elabe.   

Segundo outra pesquisa de boca de urna, feita pela Ipsos-Sopra Steria, a vitória do partido de Macron é "esmagadora, mas não um tsunami". O partido conservador Os Republicanos foi o segundo mais votado com cerca de 125 cadeiras. O Socialista ficou com 49 e o partido de extrema direita Frente Nacional, da ex-candidata a presidência da França Marine Le Pen, obteve apenas 8 cadeiras.   

Segundo o líder do partido Os Republicanos, François Baroin, o "veredito das urnas é claro".   

Cerca de 47 milhões de franceses foram convocados para a votação marcada por uma importante abstenção. Segundo dados do Ministério do Interior, a participação no segundo turno foi de 35,33% em comparação aos 40,75% do primeiro turno.   

Após o fechamento das urnas, o secretário-geral do Partido Socialista francês, Jean-Christophe Cambadélis, anunciou sua renúncia.

"Apesar da abstenção alarmante, o triunfo de Emmanuel Macron é inegável", disse Cambadélis, reconhecendo "a derrota da esquerda".   

As eleições foram realizadas em meio a um forte esquema de segurança, com cerca de 50 mil agentes, devido ao estado de emergência que a França permanece desde a série de atentados ocorrida em 2015. (ANSA)

Campo obrigatório