Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Epidemia de cólera já matou mais de mil pessoas no Iêmen

Novo relatório da OMS indica queda de contágios, mas números ainda são altamente preocupantes

Epidemia de cólera já matou mais de
 mil pessoas no Iêmen
Notícias ao Minuto Brasil

06:45 - 20/06/17 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo OMS

Na última semana, foram registradas 187 mortos e 37.808 novos casos de pacientes com sintomas de cólera no Iêmen. Apesar dos números assustadores, esta foi a primeira queda do número de pessoas contagiadas registrada desde o dia 27 de abril, que foi quando começou a epidemia.

Contudo, no seu boletim informativo semanal, a Organização Mundial de Saúde (OMS) adverte que a aparente queda dos contágios deve ser interpretada "com cautela", pois os dados são incompletos em alguns distritos do país, que está em guerra.

As regiões mais afetadas, que concentram 49,3% dos casos, são Sanaa, as províncias costeiras de Al Hudaidah e Hayah, ambas na costa oeste, e Amram, a norte da capital.

A epidemia já alastrou a 85% do território do Iêmen, principalmente nas zonas controladas pelos rebeldes.

Em 41,3% dos casos de possíveis contágios e 29,4% das mortes correspondem a menores de 15 anos de idade, segundo a OMS.

As infraestruturas sanitárias no Iêmen estão muito afetadas pelo conflito armado entre os rebeldes, que controlam Sanaa e o noroeste do país, e as forças governamentais.

A população do país enfrenta também a fome, fator que contribui para a mortalidade por cólera, uma vez que quem está subnutrido é mais vulnerável aos sintomas, entre eles vômitos e diarreia aguda. Com informações da Lusa.

Leia também: Brasileira sobrevive a incêndio em Portugal e se torna voluntária

Campo obrigatório