Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Reunião da OEA termina sem consenso sobre crise na Venezuela

Governos de 12 países emitiram nota pedindo solução rápida

Reunião da OEA termina sem consenso 
sobre crise na Venezuela
Notícias ao Minuto Brasil

14:27 - 20/06/17 por Ansa

Mundo América Latina

A reunião de consulta de ministros das Relações Exteriores da Organização dos Estados Americanos (OEA) terminou nesta terça-feira (20) sem chegar a um consenso para por fim à crise política e econômica que atinge a Venezuela.   

Em nota conjunta divulgada por 12 países, os governos de Argentina, Brasil, Canadá, Colômbia, Chile, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai e Peru expressaram sua "decepção" com a falta de uma decisão nos debates e destacaram sete pontos necessários para a retomada do diálogo.   

Para os líderes regionais, é fundamental que o governo de Nicolás Maduro liberte "os presos detidos por razões políticas" e que as "detenções arbitrárias" sejam interrompidas imediatamente. Além disso, eles pedem o fim da violência e o respeito aos direitos humanos no país.   

No terceiro ponto do texto, os ministros pedem "o restabelecimento completo da ordem constitucional, incluindo a restituição dos plenos poderes da Assembleia Nacional e o respeito à separação dos poderes".   

Nesse momento, eles repudiam a decisão de Maduro de convocar uma nova Constituinte na Venezuela. Opositores afirmam que a medida será uma forma do atual mandatário ampliar seus poderes e cercear a liberdade e a democracia na nação.   

Além disso, o documento pede que o calendário eleitoral seja estabelecido em todas as esferas de poder e que esse processo conte "com o monitoramento de observadores internacionais independentes".   

No campo humanitário, as 12 nações pediram a abertura de um canal para que os países vizinhos possam contribuir com alimentos e medicamentos. (ANSA)

Campo obrigatório