Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

China afirma que aproximação de navio dos EUA é 'provocação'

USS Stethem, um destróier de mísseis guiados, navegou no domingo em águas chinesas

China afirma que aproximação de navio dos EUA é 'provocação'
Notícias ao Minuto Brasil

21:15 - 03/07/17 por Folhapress

Mundo Últimas Notícias do Mundo

A China classificou como "séria provocação política e militar" a incursão de um navio de guerra americano na região do arquipélago Paracel, alvo de disputa entre chineses, taiwaneses e vietnamitas no sul da Ásia.

De acordo com uma autoridade do Departamento de Defesa dos EUA citado pela agência Reuters, o USS Stethem, um destróier de mísseis guiados, navegou no domingo (2) a 22 km da ilha Triton, no mar do Sul da China. Como resposta, Pequim enviou navios de guerra e aviões de caça à região.

A soberania do arquipélago é reivindicada pela China, Taiwan e Vietnã. A região é uma zona estratégica, por onde circulam anualmente US$ 5 trilhões em comércio.

"A China urge energicamente à parte americana colocar fim a esse tipo de provocação que viola a soberania da China e ameaça sua segurança", disse o Ministério de Relações Exteriores chinês.

+ Nuvem 'apocalíptica' surpreende funcionários de aeroporto na Alemanha

Em maio, um navio da Marina americana navegou próximo às ilhas Spratly, também no mar do Sul da China. O presidente dos EUA, Donald Trump e o líder chinês, Xi Jinping, conversaram nesta segunda (3) por telefone.

"As relações são afetadas por certos fatores negativos", disse Xi a Trump, segundo a estatal CCTV. "Esperamos que os EUA possam tratar corretamente as questões relativas a Taiwan, segundo o princípio de uma China única". 

Campo obrigatório