Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Merkel confirma 'isolamento' dos EUA sobre clima no G20

Em documento final, houve consenso entre 19 membros sobre tema

Merkel confirma 'isolamento' dos EUA sobre clima no G20
Notícias ao Minuto Brasil

14:17 - 08/07/17 por Ansa

Mundo Cúpula

Em um longo discurso neste sábado (8) sobre a reunião entre as 20 maiores economias do mundo (G20), a chanceler alemã Angela Merkel confirmou os rumores que os Estados Unidos ficaram "isolados" na questão sobre as mudanças climáticas dentro do grupo.

"Sobre o clima, nós sabemos que quando não há o consenso, precisamos fazer o dissenso no comunicado. Infelizmente, os Estados Unidos disseram que pretendem deixar o Acordo de Paris, mas fiquei feliz que todos os outros membros concordam que não se pode dar um passo para trás sobre o tema", disse a chanceler.

+ Confira imagens das manifestações anti-G20 em Hamburgo

Ao ser questionada por jornalistas se acredita que Washington pode rever sua posição e voltar ao acordo que tem 194 países, ela respondeu que "não estou otimista".

De acordo com fontes europeias, o documento final mostrará esse isolamento norte-americano na questão, com todos os outros 19 membros classificando o Acordo de Paris como "irreversível e inegociável".

Na parte relacionada aos EUA, foi escrito que o país "se empenhará a trabalhar em contato próximo com outros países para ajudá-los a diminuir o uso de combustíveis fósseis de maneira mais limpa e eficiente".

Em outro momento de forte oposição ao presidente norte-americano, Donald Trump, Merkel afirmou que os líderes concordaram em lutar contra todas as formas de protecionismo e ressaltou que estava "satisfeita" por "nós termos sido hábeis em dizer que os mercados precisam permanecer abertos" para lutar contra a prática.

Desde que assumiu o poder, Trump tem saído e/ou revisto acordos internacionais e globais, usando um discurso de fortalecer apenas o mercado interno.

Merkel ainda condenou a violência dos protestos dos últimos dois dias e disse que esses atos são feitos "por pessoas fora da democracia". Mais de 100 pessoas foram detidas durante as manifestações e o número de feridos chega a 300.

Hoje é o último dia de reuniões do G20 em Hamburgo, em encontro que inclui as maiores economias do mundo e a União Europeia. (ANSA)

Campo obrigatório