Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Venezuela declara ex-presidente do México 'persona non grata'

Vicente Fox participou de plebiscito contra Nicolàs Maduro

Venezuela declara ex-presidente do México 'persona non grata'
Notícias ao Minuto Brasil

16:09 - 17/07/17 por ANSA

Mundo opositor

O governo da Venezuela declarou o ex-presidente do México Vicente Fox como "persona non grata" após o mexicano participar do plebiscito informal organizado pela oposição sobre a Assembleia Constituinte proposta por Nicolàs Maduro neste domingo (16).

A declaração foi feita pelo ministro das Relações Exteriores, Samuel Moncada, à rede de televisão governamental VTV."Como chanceler da Venezuela anuncio o senhor Vicente Fox como persona non grata. O sr. Fox abusou da hospitalidade do povo venezuelano ofendendo nossa gentileza", disse.

+ Venezuela: adversários de Maduro prometem intensificar protestos

Segundo Moncada, o ex-líder mexicano visitou a Venezuela para "promover a violência e a intervenção das potências estrangeiras".

Em sua conta no Twitter, o chanceler afirmou que "Fox quis provocar as autoridades para armar um circo midiático que servirá para os interesses daqueles que o contrataram". Ele ainda ressaltou que para o bem da Venezuela, Fox não poderá regressar "nunca mais" ao país.

Fox fazia parte de um comitê internacional de observação ao plebiscito composto pelos ex-presidentes Andrés Pastrana (Colômbia); Jorge Quiroga (Bolívia); Laura Chinchilla e Miguel Angel Rodríguez (Costa Rica).

Moncada ainda chamou os políticos de "mercenários", que se vendem a quem paga mais, para ir a lugares distintos e dizer o que lhes pedem".

A eleição informal reuniu mais de sete milhões de pessoas que votaram contra o governo de Maduro e sua iniciativa para reescrever a Carta Magna e dissolver as instituições do Estado.

A votação oficial acontecerá no próximo dia 30 de julho. Com informações da ANSA.

Campo obrigatório