Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Após fim do conflito, necrotérios de Mosul permanecem lotados

Maioria dos corpos seria de vítimas de ataques aéreos realizados para remoção de militantes

Após fim do conflito, necrotérios de
 Mosul permanecem lotados
Notícias ao Minuto Brasil

17:20 - 21/07/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Vítima

O movimento no necrotério de Mosul, no Iraque, para onde os corpos das vítimas da guerra contra o Estado Islâmico são levados, é tamanho que os refrigeradores já estão quase cheios. A lotação faz com que os corpos demorem para ser identificados e enterrados, piorando ainda mais a situação.

+ Explosão em restaurante mata 2 pessoas e fere 45 na China

O conflito que durou longos nove meses acabou, mas a identificação dos mortos está apenas começando. "Muito sangue foi derramado", disse à "Reuters" um funcionário do necrotério, que pediu para não ser identificado. "O Iraque costumava ter dois rios: o Tigre e o Eufrates. Agora nós temos um terceiro: o rio de sangue", lamentou.

O número de mortos pode nunca ser conhecido. Segundo os funcionários dos necrotérios, chegam de 30 a 40 corpos por dia. A maioria foi vítima de ataques aéreos para remoção de militantes.

"Os números são mais altos do que nós esperávamos", revelou o médico Modhar al-Omary, chefe do necrotério no leste de Mosul. "Nós continuamos esperando que o fluxo diminua, mas até agora não diminuiu", concluiu.

Campo obrigatório