Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Tentativa de revogar Obamacare fracassa no Senado

São 51 votos contra e 49 a favor da reforma de saúde de Barack Obama

Tentativa de revogar Obamacare fracassa no Senado
Notícias ao Minuto Brasil

06:20 - 28/07/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo EUA

A mais recente tentativa da liderança republicana no Senado dos Estados Unidos para cumprir a promessa do Presidente Donald Trump de revogar o Obamacare, a reforma de saúde de Barack Obama, fracassou nesta sexta com votos contra de três senadores conservadores.

Um deles foi John McCain, recentemente diagnosticado com câncer no cérebro recentemente, que se juntou a outras duas senadoras republicanas, Susan Collins e Lisa Murkowski, e a todos os democratas para derrubar a proposta, apelidada de "skinny bill" ("lei fininha", em tradução livre do inglês) e que recebeu 51 votos contra e 49 a favor.

+ Número de brasileiros barrados em Portugal salta 91,3%

Horas antes da votação, que começou pouco depois da 1h de hoje (6h em Lisboa), Trump encorajou, no Twitter, os republicanos a apoiarem o avanço do projeto após "sete anos de espera".

A revogação e substituição do Obamacare, a reforma de saúde implementada pelo então Presidente Barack Obama em 2010, tornou-se uma das principais promessas eleitorais de Trump.

Após o novo fracasso da votação, o líder dos republicanos no Senado, Mitch McConnell, admitiu a sua desilusão e disse que este é o momento de "seguir em frente".

Não se sabe se McConnell vai tentar submeter outra proposta a voto antes das férias do Senado, já que, antes da derrota de hoje, já tinham fracassado outros dois projetos desde que o debate foi aberto na Câmara Alta, na última terça-feira (25). Com informações da Lusa.

Campo obrigatório