Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Jovem que freou ataque cibernético global é preso nos EUA

Motivo da prisão não foi revelado

Jovem que freou ataque cibernético global é preso nos EUA
Notícias ao Minuto Brasil

20:13 - 03/08/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo FBI

O especialista em segurança digital que freou um ciberataque que ameaçou sistemas do mundo todo em maio deste ano foi preso nesta quarta-feira (2) pelo FBI enquanto participava de uma conferência hacker em Las Vegas, nos Estados Unidos.

O britânico Marcus Hutchins, conhecido como MalwareTech, de apenas 23 anos, foi um dos responsáveis por frear o avanço do vírus WannaCry que causou uma turbulência global.

+ Trump pediu para presidente do México não falar sobre muro

As autoridades norte-americanas confirmaram a detenção do jovem ao site “Motherboard” e ao jornal “Telegraph”, mas ainda não está claro qual o motivo da prisão. O Centro de Segurança Cibernética Nacional revelou ao “Telegraph” que está preocupado com a situação, mas é “inapropriado” falar sobre a atuação de outras autoridades.

O jovem estava nos Estados Unidos para participar de conferências hacker em Las Vegas: a Black Hat e a Def Con.

O ataque

O ciberataque de maio deste ano, que atingiu quase uma centena de países, não tem precedentes. Como lembra o "G1", hospitais britânicos, a espanhola Telefónica e a francesa Renault, entre diversas organizações, foram afetadas. No Brasil, empresas e órgãos públicos de 14 estados e do Distrito Federal foram atingidos.

O agente do ataque é o vírus "ransonware", que explora uma falha nos sistemas Windows exposta em documentos vazados da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA). O vírus inutiliza o sistema ou os dados presentes nele até que seja pago um "resgate", que pode variar de 300 a 600 dólares em Bitcoins, de acordo com o Kaspersky Lab.

Campo obrigatório