Forças Armadas reiteram apoio incondicional a Nicolás Maduro

Declaração é dada após um grupo de militares venezuelanos se rebelar

© DR

Mundo Crise 06/08/17 POR Notícias ao Minuto

As Forças Armadas da Venezuela (FAV) reiteraram neste domingo (6) o seu "apoio incondicional" ao Presidente Nicolás Maduro e à Assembleia Constituinte, depois de um grupo de militares e civis ter tentado tomar uma base militar com apelos à subversão.

PUB

"As FAV permanecem incólumes, unidas, aferradas às suas convicções democráticas, com a moral em alta, apoiando de maneira incondicional o cidadão Nicolás Maduro Moros, Presidente da República Bolivariana da Venezuela e nosso comandante chefe" lê-se em um comunicado divulgado em Caracas.

+ Mercosul se tornou um órgão de perseguição política, diz Venezuela

O documento, assinado pelo ministro da Defesa, Vladimir Padrino López, refere que as FAV apoiam também a iniciativa presidencial "de uma Assembleia Constituinte (AC), a revolução bolivariana, como um projeto que busca a consolidação da pátria, livre, soberana e independente".

No documento, a que a Agência "Lusa" teve acesso, as FAV começam informando o povo e o mundo que hoje "se produziu um ataque terrorista de tipo paramilitar contra a 41ª brigada blindada do Exército Bolivariano, situada em Valência, Estado de Carabobo", no centro-norte do país.

A referida ação foi executada por um grupo de criminosos civis portando vestimenta militar e por um primeiro tenente em situação de deserção. Foram repelidos em forma imediata, praticando-se várias detenções, incluindo o referido oficial subalterno."

No documento, o ministro da Defesa explica que a "operação terrorista" incluiu a difusão de um vídeo gravado pelo oficial, que há três anos foi afastado do cargo por "traição à pátria e rebelião" e que "fugiu do país e recebeu proteção em Miami", nos Estados Unidos.

"Os indivíduos capturados confessaram terem sido contratados nos estados (venezuelanos) de Zúlia, Lara e Yaracuy por ativistas da extrema direita venezuelana em conexão com governos estrangeiros", afirma.

O documento, que termina com a expressão "independência e pátria socialista, viveremos e venceremos", explica que as FAV não aceitarão uma violação da soberania da Venezuela, nem que sejam minadas as conquistas sociais alcançadas. Com informações da Lusa.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Mundo EUA Há 18 Horas

Motorista perde controle de caminhão e fica pendurada em ponte; veja

Mundo Coreia do Norte 18/05/24

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

Mundo Coreia do Norte 18/05/24

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

Mundo EUA 18/05/24

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

Mundo ESpanha Há 23 Horas

Repórter se surpreende ao descobrir parentesco inesperado em entrevista

Mundo EUA 18/05/24

Bebê respira sozinha pela primeira vez após duplo transplante de pulmões

Mundo Iêmen 18/05/24

Cargueiro é atingido por míssil na costa do Iêmen

Mundo VOLODIMIR-ZELENSKI 18/05/24

Nova frente de ataque da Rússia pode ser apenas primeira onda, diz Zelenski

Mundo Espanha 18/05/24

"Usava fones": Mulher morre atropelada por trem na Espanha

Mundo EUA-NAVIO 18/05/24

Tripulação segue presa em barco que derrubou ponte nos EUA há quase 2 meses