Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Mulher retira fígado de 12 quilos e desabafa: 'parecia grávida'

"Eu fui diagnosticada com 25 anos, e nos meus 30 anos a doença piorou e cistos se desenvolveram no meu fígado", disse Fiona Murray

Mulher retira fígado de 12 quilos e desabafa: 'parecia grávida'

Notícias ao Minuto Brasil

06:18 - 07/08/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Transplante

Imagina ter um fígado de 12 quilos em seu corpo. Foi o que aconteceu com a australiana Fiona Murray, que sofre de uma doença renal policística.

Para se ter uma ideia, o fígado humano pesa em média 1,5 kg. O de Fiona era quase dez vezes maior quando foi removido por médicos e doado para estudo de alunos da Universidade de Queensland. Ela recebeu um transplante de rim e fígado em 2014, após "sete anos grávida".

+ Drone filma 'visita' de baleia em Marina nos EUA

"Eu fui diagnosticada com 25 anos, e nos meus 30 anos a doença piorou e cistos se desenvolveram no meu fígado. Eu não podia nem fazer tarefas simples como me curvar para amarrar os sapatos e parecia que eu estava grávida por sete estranhos anos até receber um transplante de rim e fígado em 2014", diz Murray, atualmente com 47 anos.

Segundo informações do UOL, a doença renal policística é uma desordem genética em que cistos anormais se desenvolvem e crescem no rim. A doença pode também causar aumento do fígado e elevação da pressão sanguínea.

"Eu sabia que não poderia virar uma doadora de órgãos por causa da minha doença. Então resolvi doar para a universidade porque é o meu jeito de dividir e dar conhecimento às pessoas", afirmou Murray ao site da universidade.

Campo obrigatório