Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cuba garante que congelamento do setor privado não vai durar

Governo diz que está buscando medidas para 'aperfeiçoar' o funcionamento do setor e reduzir irregularidades

Cuba garante que congelamento do setor privado não vai durar
Notícias ao Minuto Brasil

18:58 - 07/08/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Ajuste

O governo cubano afirmou nesta segunda-feira (7) que o congelamento da emissão de licenças para atuar no setor privado será breve e não irá durar um período longo de tempo.

Na semana passada, Havana suspendeu a emissão de licenças para atividades populares, como o aluguel de quartos em casas, enquanto o Governo procurava medidas para "aperfeiçoar" o funcionamento do setor privado nascente e reduzir as irregularidades.

"Não estamos falando de um longo período de tempo. Não estamos falando de anos", disse a vice-ministra do Trabalho, Marta Elena Feitó, em uma entrevista exibida na televisão estatal. "Estamos falando de um procedimento de trabalho normal para aprovar essas normas", explicou.

A ministra afirmou que cerca de 1.600 pedidos de licença estão sendo analisados.O número de trabalhadores autônomos na ilha triplicou para 567.982 pessoas desde que o presidente Raúl Castro, em 2010, liberalizou certos setores da economia do país.

Para muitos cubanos, o trabalho por conta própria ou o trabalho em cooperativas oferece uma oportunidade de ganhar mais do que o salário médio do Estado de US$ 30 por mês. O Governo local legalizou as cooperativas não agrícolas cinco anos atrás. Com informações do Sputnik Brasil.

Campo obrigatório