Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Constituinte toma posse do Parlamento da Venezuela

Deputados da oposição foram proibidos de entrar no Congresso

Constituinte toma posse do Parlamento da Venezuela
Notícias ao Minuto Brasil

15:46 - 08/08/17 por ANSA

Mundo Caos

Os 545 membros da Assembleia Constituinte convocada pelo presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, se instalaram nesta terça-feira (8) no plenário do Palácio Federal Legislativo, em Caracas, onde até então aconteciam as reuniões da Assembleia Nacional, o parlamento unicameral controlado pela oposição.

+ Sobe para pelo menos 100 o número de mortos por terremoto na China

Diversas imagens divulgadas nas redes sociais mostram a sala legislativa pronta para o início da terceira sessão da Constituinte, quando serão instituídas suas comissões permanentes e seu sistema de operação. Os deputados da Assembleia Nacional foram proibidos de entrar no prédio.

Abaixo da mesa reservada à presidente da Constituinte, Delcy Rodríguez, foram colocados grandes retratos de Simón Bolívar e Hugo Chávez. "Esse governo agora invade os espaços que não é capaz de ocupar legitimamente", denunciou o deputado Stalin González, da coalizão de oposição Mesa da Unidade Democrática (MUD).

Eleita no último dia 30 de julho, a Constituinte é contestada por boa parte da comunidade internacional, incluindo Brasil, Estados Unidos e União Europeia, já que substituiu o Parlamento formado após as eleições legislativas de 2015, quando a oposição obteve uma ampla vitória sobre o chavismo.

A decisão de reescrever a Carta Magna da Venezuela agravou os conflitos no país, que já deixaram mais de 120 mortos desde o fim de março. Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (Acnudh), 73 dessas vítimas foram assassinadas pelas forças de ordem ou por milícias pró-Maduro.

"Quanto ao restante das mortes, não é possível identificar os responsáveis", diz um relatório do Acnudh. Nesta terça-feira (8), os ministros das Relações Exteriores de países da América Latina se reúnem em Lima, no Peru, para debater saídas para a crise na Venezuela. Com informações da ANSA.

Campo obrigatório