Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Justiça turca manda prender 35 jornalistas por elo com clérigo exilado

Em um ranking de 2017 sobre a liberdade de imprensa elaborado pela organização Repórteres sem Fronteiras, a Turquia ocupa o 155º lugar de uma lista de 180 países

Justiça turca manda prender 35 jornalistas 
por elo com clérigo exilado
Notícias ao Minuto Brasil

14:55 - 10/08/17 por Folhapress

Mundo Turquia

A Justiça turca expediu, nesta quinta-feira (10), mandados de prisão contra 35 profissionais da imprensa no âmbito de uma investigação sobre seus vínculos com o suspeito de planejar a tentativa de golpe de 2016 no país, Fethullah Gülen, informou a agência de notícias pró-governo Anatolia.

Nove pessoas, incluindo ex-colaboradores, ou funcionários atuais de veículos de comunicação turcos, foram detidos nesta manhã, relatou a Anatolia, acrescentando que essas pessoas estão sendo procuradas por "pertencimento a uma organização terrorista".

A Polícia continuava nesta quinta as operações para deter as outras 26 pessoas.

Burak Ekici, um dos chefes de redação do jornal de oposição Birgun, anunciou sua própria detenção no Twitter. Segundo ele, a Polícia apreendeu seu telefone e seu computador.

As organizações de defesa da liberdade de imprensa denunciam, regularmente, os ataques por parte das autoridades turcas, especialmente depois da tentativa de golpe de julho do ano passado.

Em um ranking de 2017 sobre a liberdade de imprensa elaborado pela organização Repórteres sem Fronteiras, a Turquia ocupa o 155º lugar de uma lista de 180 países. (Folhapress)

Campo obrigatório