Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Austrália apoiará EUA em caso de ataque da Coreia do Norte

Apoio tem como base o acordo ANZUS

Austrália apoiará EUA em caso de ataque da Coreia do Norte
Notícias ao Minuto Brasil

09:30 - 11/08/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Declaração

A Austrália prestará ajuda aos EUA caso a Coreia do Norte ataque qualquer infraestrutura estadunidense, declarou o primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull.

"Temos o acordo ANZUS (acrónimo de Austrália, Nova Zelândia e EUA) e, caso tenha lugar um ataque contra a Austrália ou os EUA […], cada um de nós prestará ajuda ao outro", afirmou o chefe do governo australiano, citado pelo jornal Sydney Morning Herald.

Turnbull avisou que "caso a Coreia do Norte lance qualquer tipo de ataque contra os EUA, serão invocados os termos do ANZUS e a Austrália fornecerá ajuda aos EUA".

A edição assinalou que isso significa que Camberra ativará este acordo pela segunda vez na história.

Em 2001, o primeiro-ministro australiano John Howard propôs a Washington cumprir seus compromissos da aliança em consequência dos atentados de 11 de setembro contra as Torres Gémeas de Nova Iorque.

Entretanto, Turnbull descartou que o governo estadunidense venha a instalar no país sistemas de defesa antimíssil similares ao THAAD, já que esses sistemas são concedidos para proteger uma extensão limitada de território.

+ Coreia do Norte diz que Estados Unidos sofrerão 'condenação final'

A Coreia do Norte, que realizou no ano corrente onze testes de mísseis balísticos, incluindo de longo alcance e supostamente capazes de alcançar o território dos EUA, ameaçou esta semana lançar um ataque de advertência, disparando seus mísseis contra a ilha de Guam, onde se situam duas bases norte-americanas.

Por sua vez, Trump afirmou que Washington responderá com "fogo e fúria" a Pyongyang, e frisou que sua primeira ordem executiva foi modernizar o arsenal nuclear dos EUA, que está agora "mais forte que nunca". Com informações do Sputnik.

Campo obrigatório