Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

China pede 'moderação' aos EUA para reduzir tensão com Coreia do Norte

Pedido ocorreu após ameaça da Coreia do Norte de bombardear Gum

China pede 'moderação' aos EUA para reduzir tensão com Coreia do Norte
Notícias ao Minuto Brasil

12:49 - 12/08/17 por ANSA

Mundo muita calma!

O presidente da China, XI Jinping, pediu ao seu homólogo norte-americano, Donald Trump, que modere "palavras e atos" para evitar mais tensão na península coreana, informou a TV estatal chinesa neste sábado (12).

Durante conversa por telefone com Trump, Xi afirmou que "as partes implicadas [EUA e Coreia do Norte] devem evitar declarações e ações que aumentem a tensão". Além disso, o mandatário chinês pediu para que ambas as nações mantenham um "rumo geral de diálogo, negociações e acordo político", destacou a CCTV.

+ Mais de 3 mi de norte-coreanos se oferecem para o serviço militar

De acordo com a agência oficial "Xinhua", o presidente da China ainda assegurou que seu país "está disposto a trabalhar com o governo dos Estados Unidos para resolver a questão", já que "compartilham o interesse comum de livrar a península coreana das armas nucleares e de manter a paz e a estabilidade" na região.

A conversa entre os dois líderes aconteceu em pleno momento de tensão com a Coreia do Norte, que ameaçou bombardear a ilha de Gum, um território controlado pelos Estados Unidos no Pacífico.

Antes da conversa telefônica, o Ministério das Relações Exteriores da China também pediu ao governo de Trump e à Coreia do Norte que "abandonem o velho método de demonstração de poder".

Segundo a TV estatal, Trump respondeu que "as relações entre China e Estados Unidos se encontram em um estado de bom desenvolvimento, e ainda podem melhorar".

Em comunicado, a Casa Branca afirmou que em um telefonema ao governador da ilha de Guam, Eddie Calvo, Trump "reafirmou" que as "forças dos Estados Unidos estão preparadas para garantir a segurança da população local e do próprio país como um todo".

Na última sexta-feira (11), o republicano advertiu a Coreia do Norte e afirmou que se ocorrer qualquer ataque na ilha de Guam "vai se arrepender de verdade, e vai se arrepender rápido".

Em sua conta no Twitter, Trump disse que "as soluções militares estão prontas para ser usadas caso a Coreia do norte atue de forma imprudente", escreveu.

No mês de julho, Pyongyang realizou dois testes de mísseis balísticos intercontinentais capazes de atingir o território norte-americano. Com informações da ANSA.

Campo obrigatório