Meteorologia

  • 23 OUTUBRO 2017
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 11º

Edição

Ovos contaminados já foram identificados em 17 países

União Europeia convocou reunião para 26 de setembro

Ovos contaminados já foram identificados em 17 países
Notícias ao Minuto Brasil

05:51 - 13/08/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo alerta

Ovos contaminados foram identificados em 17 países. Dezesseis deles na Europa: Bélgica, Holanda, Alemanha, França, Suécia, Reino Unido, Áustria, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Polônia, Romênia, Eslováquia, Eslovênia, Dinamarca e Suíça. Na Ásia, Hong Kong também foi afetado pela contaminação de fipronil. A substância, liberada para uso em remédios anti-pulgas para bichos domésticos, tem o uso proibido em animais destinados ao consumo na União Europeia (UE).

Em doses altas, o fipronil está ligado a episódios de vômitos e até a problemas neurológicos. A Comissão Europeia informou que reunirá representantes dos países afetados em 26 de setembro. Conforme o comissário da Saúde da Uião Europeia, Vytenis Andriukaitis, a reunião terá a presença de "ministros e representantes das agências de segurança alimentar". O comissariado resolveu agendar a reunião para setembro para "que sejam conhecidos os fatos relevantes".

+ Havaí em alerta devido à ameaça de ataque da Coreia do Norte

A "crise alimentar" começou em 20 de julho, quando a Bélgica alertou autoridades sobre ter detectado ovos contaminados. Em 3 de agosto, a Holanda emitiu alerta de que, em alguns lotes de ovos, a quantidade do pesticida era superior aos limites e poderia representar um perigo para a saúde dos consumidores.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório