Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Supremacistas brancos organizam novo protesto na Virgínia

Tensão entre grupos de extrema-direita e antifascistas cresce nos Estados Unidos

Supremacistas brancos organizam novo protesto na Virgínia
Notícias ao Minuto Brasil

06:55 - 15/08/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Últimas Notícias do Mundo

Supremacistas brancos pediram autorização para realizar uma próxima manifestação no dia 16 de setembro, em Richmond, na Virgínia. Na ocasião, os grupos planejam protestar contra a cogitada remoção de um monumento ao general Robert E. Lee, que liderou as tropas confederadas a favor da escravidão durante a Guerra Civil dos Estados Unidos.

Se o protesto for autorizado, a tensão entre grupos antifascistas vai aumentar ainda mais, como observa o jornal Folha de S. Paulo. É esperada uma resistência do movimento negro Black Lives Matter, de ativistas de esquerda em geral, e da Antifa, grupo antifascista que se opõe a supremacistas brancos.

+ Coreia do Norte recua e adia plano de atacar EUA

Desde que o presidente Donald Trump foi eleito, no ano passado, o movimento Antifa vem crescendo e se fortaleceu ainda mais esta semana quando o republicano optou por não condenar o protesto dos supremacistas brancos em Charlottesville, que deixou uma pessoa morta e 19 feridas.

O movimento Antifa não repudia a violência. No dia da posse de Trump, queimaram sacos de lixos, quebraram vitrines e um deles chegou a acertar com um soco em Richard Spencer, líder do movimento nacionalista branco Alt-right.

Os supremacistas brancos que apoiaram a candidatura de Trump ainda são mais numerosos. David Duke, ex-líder da Ku Klux Klan, ficou incomodado com a leve condenação que Trump fez à violência em Charlottesville. Pouco antes, na manifestação, demonstrou como os supremacistas se sentem representados pelo presidente. "Nós vamos concretizar as promessas de Trump, é por isso que votamos nele, porque ele vai trazer nosso país de volta para a gente", disse Duke.

O site neonazista Daily Stormer comemorou a realização da manifestação e avisou: "Vamos começar a fazer isso sem parar. Vamos fazer eventos bem maiores do que esse de Charlottesville".

Campo obrigatório