Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Japão vai fazer exercícios militares à espera de ataque norte-coreano

Atividade visa testar o funcionamento do sistema de alerta após a Coreia do Norte ter declarado que os seus mísseis vão sobrevoar o Japão

Japão vai fazer exercícios militares à espera de ataque norte-coreano
Notícias ao Minuto Brasil

05:59 - 16/08/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo PREPARADO

O Japão anunciou que vai efetuar exercícios militares em nove localidades nesta sexta-feira (18). O objetivo é testar o seu sistema de alerta precoce em situações de emergência no caso de um ataque de mísseis norte-coreano contra a região de Guam, ilha norte-americana no Pacífico.

Vale destacar que os exercícios incluem Hiroshima, que se tornou vítima de um ataque nuclear norte-americano em 1945, comunicou a emissora japonesa NHK.

+ Trump diz que 'dois lados' são culpados por violência na Virgínia

Os exercícios visam testar o funcionamento do sistema de alerta na sequência da Coreia do Norte ter oficialmente declarado que, caso sejam lançados, os mísseis Hwasong-12 sobrevoarão as cidades de Shimane, Hiroshima e Koichi. 

Consequentemente, os testes decorrerão nestas três cidades, além de Tottori, Okayama, Yamaguchi, Tokushima, Kagawa e Ehime. Deste modo, eles vão abranger toda a península de Shikoku e 5 cidade próximas da maior península japonesa, Honshu.

Nesta quinta-feira (17) será realizada uma reunião dos representantes de todas as prefeituras japonesas para coordenar melhor as ações no caso de uma emergência.

A situação na península coreana ficou tensa após uma troca de declarações ásperas entre a Pyongyang e Washington. A Coreia do Norte prometeu lançar mísseis contra a ilha de Guam, onde se encontram a base aérea americana de Andersen e a base naval de Pearl Harbor. O presidente Trump, por sua vez, afirmou que, se o líder norte-coreano Kim Jong-un "fizer alguma coisa contra Guam, à Coreia do Norte sucederá algo que o mundo nunca viu". Com informações do Sputnik Brasil.

Campo obrigatório