Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cambrils, na Catalunha, foi palco de reunião de terroristas do 11/9

Cidade costeira espanhola vivenciou ataque nesta quinta

Cambrils, na Catalunha, foi palco de reunião de terroristas do 11/9
Notícias ao Minuto Brasil

15:42 - 18/08/17 por ANSA

Mundo Espanha

A cidade espanhola de Cambrils, na zona costeira da Catalunha, palco de um atentado terrorista ontem (17), foi onde se reuniu em 2001 a dupla de terroristas Mohamed Atta e Ramzi bin al-Shibh, que planejou os detalhes do ataque às Torres Gêmeas, em 11 de setembro, nos Estados Unidos.

Por volta da meia-noite de ontem, cinco homens com cinturões explosivos falsos jogaram um carro contra turistas em Cambrils, matando uma mulher e ferindo outras seis pessoas, incluindo um policial. Os cinco terroristas foram mortos, mas o episódio reacendeu a fama de Cambrils. Mohamed Atta e Ramzi bin al-Shibh se reuniram na cidade em 2001 semanas antes do ataque ao World Trade Center.

+ Vítimas dos atentados na Catalunha são de 35 nacionalidades

O egípcio Atta, de 33 anos na época, sequestrou e pilotou o Boeing 767 que foi lançado contra a torre norte. Já o iemita al-Shibh financiou os sequestradores. Os dois passaram uma noite em Cambrils e logo se dirigiram a um esconderijo em Terragona, a 20 quilômetros da cidade, onde planejaram os detalhes do maior atentado terrorista em solo norte-americano. Com informações da ANSA.

Campo obrigatório