Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Itamaraty: Constituinte usurpa poderes da Assembleia venezuelana

Ministério reitera também que não reconhece nem essa nem nenhuma decisão tomada pela Constituinte

Itamaraty: Constituinte usurpa poderes da Assembleia venezuelana
Notícias ao Minuto Brasil

18:32 - 18/08/17 por Folhapress

Mundo Ministério

PATRÍCIA CAMPOS MELLO - O Itamaraty vai divulgar uma nota acusando a Assembleia Constituinte da Venezuela, composta apenas de partidários do ditador Nicolás Maduro, de "usurpar as atribuições da Assembleia Nacional da Venezuela, que foi eleita democraticamente pela maioria dos venezuelanos e é a única e exclusiva titular do Poder Legislativo naquele país".

O Ministério reitera também que não reconhece nem essa nem nenhuma decisão tomada pela Constituinte, "cuja convocação foi feita ao arrepio da ordem constitucional venezuelana".

+ Senadora diz que 'espera que Trump seja assassinado', mas deleta post

Na sessão desta sexta (18), os membros da Constituinte aprovaram por unanimidade um decreto autorizando-a a exercer o poder legislativo do Parlamento.

A decisão ocorreu após a liderança da Assembleia Nacional se recusar a jurar lealdade à Constituinte, cuja eleição considera ter sido ilegítima. A maioria dos deputados da Assembleia Nacional fazem oposição ao governo Maduro.

O esvaziamento dos poderes da assembleia seria mais um passo rumo à concentração de poderes em instâncias controladas por partidários de Maduro.Segundo o Itamaraty, que assina a nota juntamente com os ministérios dos outros países fundadores do Mercosul –Argentina, Uruguai e Paraguai– essa restrição dos poderes da Assembleia exacerba os conflitos, "em sentido oposto ao necessário restabelecimento da democracia". Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório