Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Embaixada dos EUA na Rússia suspende emissão de vistos

Liberação de vistos para turistas será retomada em setembro

Embaixada dos EUA na Rússia suspende emissão de vistos
Notícias ao Minuto Brasil

11:49 - 22/08/17 por Ansa

Mundo Turistas

A embaixada dos Estados Unidos na Rússia anunciou nesta segunda-feira (21) que suspenderá a emissão de vistos turísticos entre os dias 23 de agosto e 1º de setembro. Segundo a entidade, a decisão foi tomada "devido ao limite imposto pelo governo russo ao número de diplomatas autorizados a estar na Rússia".

Após esse período, os vistos para turistas serão emitidos apenas em Moscou por "um tempo indefinido". Já as unidades de São Petersburgo, Ekaterinburgo e Vladivostok não farão esse tipo de serviço.

+ Mergulhadores encontram vestígios de marinheiros desaparecidos

"Todas as solicitações para vistos não relativas às práticas de migração começarão a ser cancelados. Os interessados receberão um e-mail com o número de telefone para agendar um novo pedido, em Moscou", disse ainda a embaixada.

De acordo com a entidade, além dos vistos para turistas, também sofrerão restrições aqueles para estudantes e para negócios. "A embaixada de Moscou continuará a tratar os vistos não-imigração que não prevem uma entrevista direta", acrescentou ainda a entidade.

Em julho deste ano, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou a expulsão de 755 diplomatas norte-americanos do país como retaliação às novas sanções aprovadas por Washington contra Moscou. Com isso, o mandatário reduziu para 455 o número de funcionários dos EUA em território russo.

No entanto, após a comunicação da embaixada, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serghei Lavrov, classificou a decisão do governo norte-americano como "pouco respeitosa".

"Moscou presume que o serviço diplomático norte-americano e a tradição diplomática norte-americana, assim como a russa, tenha renomada tradição e experiência na formação dos funcionários altamente profissionais que podem ocupar-se das questões que afetem as embaixadas e consulados gerais no exterior. E que, certamente, tem uma base tecnológica suficiente para assegurar que as suas funções externas funcionem de modo moderno", disse Lavrov à imprensa russa.

- Novo embaixador:

O anúncio da diminuição dos serviços dos EUA nas embaixadas da Rússia ocorreu no mesmo dia em que Putin nomeou o novo embaixador do país para Washinton. Anatoly Antonov substituirá Serghei Kislyak nos EUA em breve.

Kislyak foi um dos pivôs das polêmicas reuniões secretas entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e membros de seu governo - que geraram uma grande crise política no país. (ANSA)

Campo obrigatório