Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

EUA e Coreia do Sul vão responder ao míssil lançado por Pyongyang

As medidas não excluem ações militares

EUA e Coreia do Sul vão responder ao míssil lançado por Pyongyang
Notícias ao Minuto Brasil

09:44 - 29/08/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Ameaça

Serão adotadas "o mais rápido possível" medidas bilaterais que expressarão a "forte vontade de responder" ao "belicismo norte-coreano".

A liderança militar dos EUA e da Coreia do Sul concordaram em tomar medidas para responder ao lançamento de um míssil balístico norte-coreano que sobrevoou o Japão na manhã desta terça-feira (29). As medidas não excluem ações militares.

Logo após o último teste balístico de Pyongyang, o presidente do Estado-Maior Conjunto dos EUA, o general Joseph Dunford, contatou por telefone o seu homólogo sul-coreano Jeong Kyeong-doo.

Os dois generais decidiram "adotar o mais rápido possível medidas para demonstrar a forte vontade de resposta por parte dos países aliados, incluindo uma resposta militar, às provocações norte-coreanas", lê-se em um comunicado oficial divulgado pela agência Yonhap.

+ Coreia do Norte dispara míssil em direção ao norte do Japão

O míssil balístico lançado na manhã desta terça-feira teve um alcance de cerca de 2.700 quilômetros e atingiu uma altitude máxima de 550 quilômetros. Foi lançado da região de Sunan, perto de Pyongyang, informa o exército sul-coreano.

Jeong Kyeong-doo disse que este foi o 13º míssil balístico lançado neste ano pela Coreia do Norte, acrescentando que Pyongyang enfrentará uma "retaliação determinada" se persistir em suas ações belicistas, informou a Yonhap.

As Forças Armadas da Coreia do Sul estão em alerta máximo. Os militares sul-coreanos, juntamente com responsáveis dos EUA, estão analisando detalhadamente os dados desse novo incidente. Com informações do Sputnik News. 

Campo obrigatório