Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Princesa do Japão abandona status imperial para se casar com plebeu

Mako, 25, está "muito feliz" e disse "ter consciência desde a infância que teria que abandonar o status real com o casamento"

Princesa do Japão abandona status imperial para se casar com plebeu
Notícias ao Minuto Brasil

21:58 - 03/09/17 por Folhapress

Mundo Realeza

A princesa Mako de Akishino, neta do imperador do Japão, anunciou neste domingo (3) seu noivado com um plebeu. O casamento vai excluí-la da família imperial, em consequência de uma lei que não é aplicada a homens.

Mako, 25, está "muito feliz" e disse "ter consciência desde a infância que teria que abandonar o status real com o casamento". "Fazendo meu melhor para ajudar o imperador e cumprindo meus deveres como membro da família imperial, cuidarei da minha vida", disse ela em entrevista ao lado do noivo.

Mako conheceu Kei Komuro, 25, na universidade. O jovem trabalha em um escritório de advocacia e disse que pediu a princesa em casamento há mais de três anos.

O noivado deveria ser anunciado em julho, mas a notícia foi adiada em respeito aos mortos pelas inundações no sudoeste do Japão.

+ Coreia do Sul faz testes com mísseis em resposta ao vizinho do norte

Um funcionário da Casa Imperial disse que o casamento acontecerá após o verão de 2018. Mako é um dos quatro netos imperiais. Os outros três são sua irmã mais nova, Kako, seu irmão, Hisahito, e a filha do príncipe herdeiro Naruhito, Aiko.

A redução do número de herdeiros reflete o envelhecimento da sociedade japonesa e tem aumentado as preocupações com a linha sucessória. O imperador Akihito e seus dois filhos se casaram com plebeias, que agora integram a família imperial.

O imperador Akihito, que sucedeu em 1989 seu pai, Hirohito, expressou em agosto do ano passado o desejo de abdicar por causa de sua idade avançada, e uma lei está sendo preparada para tanto. O primeiro imperador a não ser considerado divino disse temer que a idade dificultasse o cumprimento de suas funções. Aos 83 anos, ele já passou por uma cirurgia do coração e recebe tratamento para câncer de próstata.

Depois de Naruhito, seu irmão, o príncipe Akishino, e o filho deste, Hisahito, 10, são os possíveis sucessores. Não há, no momento, outros herdeiros homens. Com informações da Folhapress. 

Campo obrigatório