Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

México: Presidente alerta para possibilidade de forte réplica em 24h

Terremoto de 8,4 pontos na escala Ritcher sacudiu o país na quinta-feira à noite

México: Presidente alerta para possibilidade de forte réplica em 24h
Notícias ao Minuto Brasil

05:58 - 08/09/17 por Lusa

Mundo Peña Neto

O presidente do México, Enrique Peña Neto, advertiu nesta sexta-feira (8) que há possibilidade de, nas próximas 24 horas, se registrar uma forte réplica do terremoto de 8,4 que sacudiu o país na noite desta quinta-feira (7). Em declarações ao canal de televisão Televisa, Peña Nieto disse que os mexicanos precisam de estar muito atentos e que a réplica pode superar a magnitude de 7 na escala de Richter, após lembrar que, em 1985, ocorreu uma réplica muito potente, de 7,5, um dia depois do primeiro grande sismo de magnitude 8,1.

O presidente assegurou ainda que, até agora, o alerta de tsunami no sudeste do estado de Chiapas, onde se registrou o epicentro do sismo ocorrido na noite desta quinta, "não representa um risco maior".  Peña Neto estima que 50 milhões de pessoas podem ter sentido o tremor de terra por todo o país.

+ Fotos mostram rastro de destruição deixado pelo furacão Irma no Caribe

O líder mexicano está no Centro Nacional de Prevenção de Desastres (Cenapred), em reunião com as secretarias da Defesa e da Marinha e a Comissão Federal de Eletricidade, entre outras entidades, para fazer um "diagnóstico pontual" do que fenômeno e adotar "as medidas necessárias".

O presidente mexicano assinalou que o sismo de quinta-feira foi maior do que o de 8,1 na escala de Richter de 19 de setembro de 1985, que fez milhares de mortos, mas sublinhou que a cultura de proteção civil entretanto evoluiu. O chefe de Estado pediu ainda à população que verifique os danos registrados.

"Vamos continuar a trabalhar para fazer uma avaliação mais precisa dos danos", acrescentou. O número de mortos do terremoto que atingiu o México subiu para pelo menos cinco, incluindo duas crianças, em Tabasco, segundo o governador do estado.

O sismo de magnitude 8,4 registrado na quinta-feira à noite na costa sul do México derrubou casas no estado de Chiapas e fez edifícios tremerem violentamente na Cidade do México. O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico ativou alerta para o México, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Honduras e Equador.

Campo obrigatório