Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Após devastar Dominica, Maria chega à Guadalupe e causa 1ª morte

Segundo Dennis Feltgen, porta-voz do NHC, o Maria mantiver sua força, poderá ser o maior furacão a atingir Porto Rico desde 1932

Após devastar Dominica, Maria chega à Guadalupe e causa 1ª morte
Notícias ao Minuto Brasil

20:03 - 19/09/17 por Folhapress

Mundo Clima

O furacão Maria atingiu na tarde desta terça-feira (19) à ilha de Guadalupe, um território francês no Caribe.

Autoridades locais confirmaram a morte de uma pessoa, mas o nome da vítima não foi divulgado. Pelo menos outras duas pessoas estão desaparecidas e cerca de 40% da população (o equivalente a 80 mil casas) está sem energia.

Outras 70 mil casas estão sem luz na ilha de Martinica, também território francês no Caribe.

+ México volta a tremer; veja imagens do novo terremoto que atingiu país

O tempestade, que tinha sido rebaixado à categoria 4 no fim da segunda-feira (18), voltou a ser classificada como categoria 5 pelo Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC).

Mais cedo, o furacão devastou a ilha de Dominica e a tendência é que chegue às Ilhas Virgens britânicas e americanas e a Porto Rico entre terça-feira à noite e quarta-feira (20).

Segundo o NHC, no atual estágio o furacão poderá causar inundações e enchentes e ameaçar vidas.

Cerca de 70% das casas da Dominica tiveram seus telhados arrancados pelo furacão.

O primeiro-ministro de Dominica, Roosevelt Skerrit, um dos afetados pelo fenômeno, afirmou nesta terça que os moradores da ilha perderam "tudo o que o dinheiro pode comprar e substituir".

Sua casa foi destelhada pela tempestade e ele teve que ser resgatado pelos bombeiros.

Skerrit escreveu em uma rede social que "o vento levou o telhado das casas de quase todas as pessoas com as quais eu conversei ou fiz contato". Ele também afirmou que o dano era "devastador (...), de fato incompreensível" e pediu "ajuda de todo tipo".

Jacques Witkowski, diretor-geral de segurança civil da França, disse que em Martinica, operações de reconhecimento ainda estavam em curso, "mas já podemos atestar que não há danos significativos".

No início do mês, 68 pessoas morreram com a passagem do furacão Irma, sendo 36 em ilhas do Caribe e 32 no território continental dos Estados Unidos, cujo Estado mais atingido foi a Flórida.

O novo furacão deve passar ao sul das costas de Saint Martin e Saint-Barthélemy, ambas devastadas pelo furacão Irma, segundo o ministério da Defesa da Holanda.

"Na trajetória prevista, o olho de Maria se movimentará para o nordeste do Mar do Caribe hoje, com uma aproximação das Ilhas Virgens e de Porto Rico esta noite e na quarta-feira", informou o NHC.

Segundo Dennis Feltgen, porta-voz do NHC, o Maria mantiver sua força, poderá ser o maior furacão a atingir Porto Rico desde 1932, quando uma tempestade de categoria 4 devastou a ilha. Com informações da Folhapress. 

Campo obrigatório