Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Teerã revela novo míssil balístico que pode carregar várias ogivas

Em agosto, o ministro da Defesa do Irã declarou que o seu país não vai abandonar o programa de mísseis apesar da condenação internacional

Teerã revela novo míssil balístico que pode carregar várias ogivas
Notícias ao Minuto Brasil

07:34 - 22/09/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Preocupação

Teerã apresentou um novo míssil balístico capaz de carregar várias ogivas em uma distância de até 2 mil quilômetros, comunicou a Tasnim News na sexta (22), citando o comandante da Força Aeroespacial do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica do Irã, Amir Ali Hajizadeh. Os programas nuclear e de mísseis do Irã têm sido repetidamente criticados.

Em agosto, o ministro da Defesa do Irã declarou que o seu país não vai abandonar o programa de mísseis apesar da condenação internacional. Em setembro, os EUA aplicaram novas sanções contra o Irã por causa do seu programa nuclear e de "ataques cibernéticos".

Teerã continua desenvolvendo e testando mísseis balísticos devido à sua preocupação quanto à segurança nacional, disse à Sputnik o ex-conselheiro do ministro das Relações Exteriores iraniano Sabah Zanganeh.

+ Kim Jong-un: 'Trump e os EUA pagarão com fogo'

Na quinta-feira (14), o presidente estadunidense Donald Trump afirmou que o Irã estava violando "o espírito" do acordo nuclear firmado em 2015, pelo qual recebeu alívio de sanções em troca do travamento do seu programa nuclear. O atual governo dos EUA não descarta romper o acordo.

Trump deve tomar uma decisão até meados de outubro, a fim de se certificar que o Irã está cumprindo o acordo, conhecido como Plano Conjunto de Ação Conjunta (JCPOA, na sigla em inglês). Se ele não fizer isso, o Congresso tem 60 dias para decidir se deve reimpor sanções. Com informações do Sputnik News. 

Campo obrigatório