Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Militares brasileiros começam a retornar do Haiti

Tropas permaneceram no país por 13 anos, após a capital ter sido atingida por um terremoto

Militares brasileiros começam a retornar do Haiti
Notícias ao Minuto Brasil

13:44 - 24/09/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Retorno

Militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea começam a retornar ao Brasil após 13 anos de atuação na Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti. Na madrugada deste sábado (23), chegou o primeiro voo na Base Aérea de Guarulhos (SP), com 204 integrantes do 26º Contingente Brasileiro de Força de Paz no Haiti (Contbras), responsável por encerrar a Missão de Paz.

+ Cientistas explicam nuvem misteriosa no céu da Espanha

Antes do retorno para casa, os militares permanecerão por dois dias em organizações militares para realização de exames médicos. Além desse primeiro voo, o restante da tropa chegará ao Brasil até o fim do mês de setembro, em mais três aeronaves, com cerca de 90% dos militares desembarcando no território nacional. A etapa final de desmobilização será concluída em 15 de outubro, quando se encerrarão as medidas de repatriação de pessoal e material.

O trabalho desenvolvido pelos 37,5 mil capacetes azuis no Haiti foi eficiente e relevante. A participação dos militares brasileiros é reconhecida pelo povo haitiano e por autoridades internacionais pela desenvoltura com que combinam funções militares, como o patrulhamento, com atividades sociais e de cunho humanitário.

A desmobilização começou em 31 de agosto na capital do Haiti, Porto Príncipe. Ao londo da missão, 37,5 mil militares participaram dos esforços de paz. O objetivo era proporcionar estabilidade e segurança ao povo de Haiti, assim como de assistência humanitária, depois que o país foi alvo de um terremoto que deixou mais de 220 mil mortos. Com informações do Portal Brasil.

Campo obrigatório