Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Vulcão entra em atividade em região afetada por terremoto no México

Epicentro do terremoto foi a poucos quilômetro do vulcão, o que pode ter causado a atividade

Vulcão entra em atividade em região afetada por terremoto no México
Notícias ao Minuto Brasil

21:10 - 27/09/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Cidade

O vulcão Popocatepetl, que fica próximo da Cidade do México, voltou a assustar os moradores da região, que foi fortemente atingida pelo terremoto da semana passada.

Popocatepetl, que significa "Montanha Fumegante" na língua nativa nahuatl, lançou cinzas sobre o vilarejo que fica em sua base, sacudiu com a força de um tremor de magnitude 1,8 e lançou rochas ardentes a distâncias de até um quilômetro, revelou o Centro Nacional de Prevenção de Desastres (Cenapred).

+ Catalunha acusa Espanha de semear 'desordem' na região

O vulcão se manifesta em média duas vezes por ano desde que voltou à atividade, há 23 anos. Contudo, não é visto pelas autoridades como uma grande ameaça. Já os moradores da região ficaram bastante assustados, pois ainda se recuperam de um terremoto de magnitude 7,1 que ocorreu há oito dias, além de uma série de tremores secundários.

O epicentro do terremoto foi a poucos quilômetro do vulcão, o que pode ter causado a atividade vulcânica, explicou Carlos Valdez, diretor do Cenapred à "Reuters".

Nesta quarta-feira, cinzas foram sopradas na direção do vilarejo de Ecatzingo, que fica sob o vulcão. As autoridades não descartam a possibilidade de ser necessária a retirada da população do local.

Campo obrigatório