Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

100 mil vão às ruas de Barcelona para apoiar o referendo

Autoridades da Catalunha pretendem realizar o referendo sobre a independência no dia 1 de outubro

100 mil vão às ruas de Barcelona para apoiar o referendo
Notícias ao Minuto Brasil

19:51 - 29/09/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Independência

A manifestação em apoio ao referendo sobre a independência de Catalunha levou mais de 100 mil pessoas às ruas do centro de Barcelona nesta sexta-feira (29), de acordo com os organizadores do ato.

"Segundo os dados preliminares, aqui estão cerca de 100 mil pessoas", disse um dos organizadores da manifestação à "Sputnik Mundo".

A manifestação começou em frente à Fonte de Montjuic às 19h, no horário local, com uma apresentação musical. Estudantes, aposentados e famílias com crianças vieram para apoiar o referendo sobre a independência da região, marcado para este domingo, munidos de muitas bandeiras oficias do movimento independentista catalão — Estralada Azul.

A polícia catalã, Mossos d´Esquadra, acompanhou o ato pacífico.

+ Número de mortos em terremoto no México sobe para 355

As autoridades da Catalunha pretendem realizar o referendo sobre a independência no dia 1 de outubro. O Tribunal Constitucional da Espanha suspendeu a validade de todos os documentos referentes à votação, aprovados pelo parlamento catalão. Desse modo, a justiça do país considera as ações das autoridades catalãs como ilegais.

Segundo pesquisas, 41% de catalães apoiam a independência e 49% são contrários. Apesar disso, 80% dos catalães defende a realização do referendo. A maioria desses, no entanto, acreditam que a votação deve ser coordenada com as autoridades centrais de Madri. Com informações do Sputnik Brasil.

Campo obrigatório