Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Espanha pede eleições na Catalunha para pôr fim na crise

Madri descarta diálogo até que catalães desistam de independência

Espanha pede eleições na Catalunha para pôr fim na crise
Notícias ao Minuto Brasil

14:57 - 06/10/17 por Ansa

Mundo Independência

O governo do primeiro-ministro espanhol Mariano Rajoy afirmou nesta sexta-feira (6) que deseja eleições regionais na Catalunha para pôr fim na crise entre o território catalão e Madri, informou o porta-voz, Ínigo Méndez de Vigo.

"Seria bom começar a fechar esta fratura pelo Parlamento da Catalunha através de eleições autônomas", disse Méndez de Vigo durante entrevista coletiva após o conselho de ministros.

+ Parlamento catalão estuda declarar independência na terça

Além disso, o porta-voz apoiou o pronunciamento do delegado do governo central na Catalunha, Enric Millo, que pediu "desculpas" por deixar diversos feridos durante a operação policial no dia do referendo separatista do último domingo (1).

"O que ele disse foi bem dito", declarou Méndez de Vigo, ressaltando que "é algo que todos lamentamos".

Na manhã desta sexta-feira (6), a Millo pediu desculpas em nome da Espanha pela violência da repressão policial. No dia da votação, a polícia usou cassetetes e balas de borracha para impedir as pessoas de votarem, já que Madri proibiu alegando ser inconstitucional. O gesto, considerado conciliador, acontece em um momento em que os dois lados procuram uma maneira de encerrar a crise política.

"Quando vejo estas imagens, e ainda mais quando conheço pessoas que foram atingidas, empurradas e até uma pessoa que foi hospitalizada, só posso lamentar e me desculpas em nome das autoridades que intervieram", disse Millo em uma entrevista à televisão local. Por sua vez, momentos antes da declaração, um porta-voz parlamentar da Catalunha disse que o líder do governo regional, Carles Puigdemont, havia pedido para se dirigir ao parlamentares regionais na próxima terça-feira (10).Segundo o porta-voz, ele quer falar sobre a "situação política".

Ontem (5), o Tribunal Constitucional da Espanha suspendeu, por medida cautelar, a sessão do Parlamento da Catalunha agendada para segunda-feira (9), na qual era esperado que o governo catalão declarasse a independência do território. Com informações da Ansa.

Campo obrigatório