Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Conheça o animal que está há 18 milhões de anos sem transar

O Diploscapter pachys é um feito raro, já que espécies assexuadas são mais propensas à extinção

Conheça o animal que está há 18 milhões de anos sem transar
Notícias ao Minuto Brasil

06:00 - 09/10/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo sem extinção

Há uma espécie de verme Diploscapter pachys que abandonou a reprodução sexuada – ou seja, sem transar, há pelo menos 18 milhões de anos. O Diploscapter pachys é um caso raro de animal que mantém uma dose saudável de variedade genética sem gastar energia à toa, procurando parceiros para reprodução.

De acordo com a reportagem da Superinteressante, o processo deu tão certo que ele existe há 18 milhões de anos – um feito raro, já que espécies assexuadas são mais propensas à extinção.

+ Leões perseguem drone na África do Sul

A pesquisa foi liderada pela equipe de Hélène Fradin, da Universidade de Nova York, que resolveu analisar o genoma do verme. Os resultados foram publicados neste artigo científico que você pode conferir aqui.

“O fenômeno é significativo para entender a genética evolucionária porque ele vai contra a visão amplamente aceita de que a reprodução sexuada é necessária para eliminar mutações ruins e se adaptar a um ambiente em constante mudança”, explicou em comunicado David Fitch, coautor da pesquisa.

Durante a análise do DNA do D. pachys descobriu-se que ele só tem um par de cromossomos. Ter vários pares (como os nossos 23) permite que se dê uma misturada neles na hora de fabricar nossos óvulos e espermatozóides – o que aumenta, por tabela, a variabilidade genética da prole. Se uma espécie só tem um cromossomo, por outro lado, não há o que misturar.

Em resumo, o D. pachys chegou a uma mistura de genes super variada e ideal para ele, e resolveu parar de transar para mantê-la assim, eficiente como é, apenas produzindo clones.

Campo obrigatório