Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Número de mortos em incêndio na Califórnia sobe para 15

Mais de 100 pessoas ficaram feridas e 1500 casas foram atingidas pelo fogo

Número de mortos em incêndio na Califórnia sobe para 15
Notícias ao Minuto Brasil

17:37 - 10/10/17 por Folhapress

Mundo Estados Unidos

Pelo menos 15 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas em decorrência dos incêndios atingem a região do vale de Napa, no norte da Califórnia, nos Estados Unidos.

Segundo o governo estadual, o número de mortos ainda pode subir.

Até o momento, 1.500 casas foram atingidas pelo fogo e cerca de 20 mil pessoas estão desabrigadas. Pelo menos 91 mil casas e lojas estão sem energia e 28 mil estão sem gás.

Além da mata e das construções, também estão ameaçadas as vinícolas desta região, uma das principais produtoras de vinho dos EUA. São oito os condados mais afetados, incluindo Napa, Sonoma, Yuba e Mendocino.

As chamas, que começaram nas reservas naturais da região, avançaram nos últimos dias com ventos de 80 km/h e chegaram às cidades.

+ Líder da Catalunha afirma que região ganhou direito a ser independente

Segundo as autoridades californianas, ao menos 10 focos de incêndio estão concentrados em 465 km². O clima seco e as altas temperaturas da região ajudaram o fogo a se alastrar.

A fumaça decorrente do incêndio obrigou as escolas da região a cancelarem as aulas e dois hospitais tiveram que fechar.Uma mudança no clima, que ficou mais estável, porém, pode ajudar os bombeiros.

"Nós precisamos aproveitar e tirar vantagem dessa calmaria antes que os ventos recomecem", disse Steve Crawford, do Departamento de Floresta e Proteção a Incêndios da Califórnia.

"Há muita devastação, pessoas andando por aí que perderam tudo. Talvez nós estejamos acostumados a ver fogo e destruição, mas essas pessoas não estão", afirmou ele. Com informações da Folhapress. 

Campo obrigatório