Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Em vídeo ao Brasil, papa prega esperança contra 'trevas da corrupção'

Mensagem foi exibida durante o Jubileu de 300 anos de Nossa Senhora Aparecida

Em vídeo ao Brasil, papa prega esperança contra 'trevas da corrupção'
Notícias ao Minuto Brasil

07:38 - 13/10/17 por Folhapress

Mundo Padroeira

Em vídeo gravado no Vaticano e exibido durante o Jubileu de 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, comemorado nesta quinta-feira (12), o papa Francisco afirmou que a esperança deve prevalecer, "sobretudo quando ao nosso redor as situações de desespero parecem querer nos desanimar".

"O Brasil hoje necessita de homens e mulheres cheios de esperança e firmes na fé, que deem testemunho de que o amor manifestado na solenidade e na partilha é mais forte e luminoso que as trevas do egoísmo e da corrupção", disse, numa gravação de seis minutos em que buscou transmitir esperança aos fiéis.

"Não se deixem vencer pelo desânimo", disse o papa, que repetiu a frase: "Não se deixem vencer pelo desânimo. Confiem em Deus".

+ Após 5 anos refém de terroristas, família dos EUA é resgatada

No vídeo, o papa afirma que tinha "manifestado a intenção", segundo suas próprias palavras, de participar da festa quando esteve em Aparecida, em 2013.

"Mas a vida de um papa não é fácil", completou. A mensagem foi transmitida no início da missa campal, na área externa do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

A organização do Santuário Nacional esperava 200 mil pessoas para este 12 de outubro. Até as 12h, 155 mil compareceram, segundo a entidade, na última estimativa de público divulgada.

No ano passado, durante todo o dia, foram 140 mil. Segundo a CCR, concessionária que administra a Dutra, 18 mil romeiros vieram a pé.

Em seu nome, o papa enviou o representante do Vaticano no Brasil, dom Giovanni Battista Re. O líder da igreja também endereçou um presente a Aparecida: uma rosa de ouro, exibida na missa ao lado de uma réplica de Nossa Senhora Aparecida. O presente é uma tradição que ele concede a santuários e personalidades católicas.

TEMER

Assistiam ao discurso transmitido pelo telão, em área reservada da cerimônia, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e os ministros Gilberto Kassab (PSD) e Antonio Imbassahy (PSDB) -este, titular da Secretaria-Geral de Governo, representando Michel Temer. Eles foram vaiados.

O presidente, que enfrenta baixa popularidade, segundo a mais recente pesquisa Datafolha, não foi à festa, mas gravou um vídeo divulgado nesta quinta em que afirma estar "rogando a Deus por dias melhores para todas as famílias do Brasil".Na gravação, o presidente também declarou que "logo virão resultados de paz e progresso" e que o "espírito de paz" inspira o país. Temer passou o dia no Palácio do Jaburu e recebeu apenas o ministro Moreira Franco. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório