Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Na FAO, Papa critica saída dos EUA do Acordo de Paris

Francisco fez discurso pelo Dia Mundial da Alimentação

Na FAO, Papa critica saída dos EUA do Acordo de Paris
Notícias ao Minuto Brasil

14:24 - 16/10/17 por ANSA

Mundo Pontífice

No Dia Mundial da Alimentação, o papa Francisco fez uma crítica implícita aos Estados Unidos pelo descumprimento do Acordo Climático de Paris. Em um discurso na Organizacão das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em Roma, o líder católico afirmou que abandonar o tratado contra o aquecimento global é um "desastre" do ponto de vista do combate a fome, ja que as mudanças climáticas afetam diretamente a produção de alimentos no mundo.

+ Hillary Clinton: 'WikiLeaks é filial da inteligência russa'

"Todos os dias, vemos as consequências das mudanças climáticas: graças ao conhecimento científico, sabemos como enfrentar os problemas, e a comunidade internacional também elaborou instrumentos jurídicos necessários, como o Acordo Climático de Paris, do qual, por desgraça, alguns países têm se afastado", afirmou o Pontífice na FAO, que tem como diretor-geral o brasileiro José Graziano da Silva.

Desde que assumiu a Presidência dos Estados Unidos, o magnata republicano Donald Trump tem criticado o Acordo, considerado o maior tratado já alcançado contra o aquecimento global. Segundo ele, as regras ambientais comprometem o desenvolvimento da economia norte-americana. Já o Papa é um defensor do meio ambiente e critica a exploraçao de recursos naturais para fins comerciais. O argentino Jorge Mario Bergoglio já fez vários apelos para que os governos e empresas tenham um comprometimento maior com a preservação ambiental.

Em discurso na FAO, Francisco também fez um apelo por um pacto mundial para as migrações, diante da crise imigratória enfrentada por vários países e gerada por conflitos e guerras. "São evidentes as ligações entre os conflitos armados, as mudanças climáticas e o subdesenvolvimento, os quais fazem as pessoas abandonarem seus países e procurarem um futuro diferente. É claro que as guerras e as mudanças climáticas provocam a fome", comentou. Com informações da ANSA. 

Campo obrigatório