Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Pyongyang apoia proibir arma nuclear: 'Só se EUA abrir mão de arsenal'

A posse de armas nucleares e mísseis balísticos intercontinentais é uma medida justificada para a autodefesa

Pyongyang apoia proibir arma nuclear: 'Só se EUA abrir mão de arsenal'
Notícias ao Minuto Brasil

05:08 - 17/10/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Negociação

Representante permanente adjunto da Coreia do Norte (RPDC) para as Nações Unidas, Kim Em Ryong diz que a Coreia do Norte apoia a ideia de uma proibição completa das armas nucleares no mundo, mas pretende manter seu arsenal nuclear, enquanto os Estados Unidos têm um.

A Coreia do Norte apoia a ideia de uma proibição total das armas nucleares no mundo, mas pretende manter o seu arsenal nuclear, enquanto os Estados Unidos tem um representante permanente da Coreia do Norte para as Nações Unidas, Kim Em Ryong, disse segunda-feira.

"A RPDC apoia constantemente a eliminação completa das armas nucleares e os esforços para a desnuclearização de todo o mundo, mas enquanto os EUA, que constantemente ameaçam e chantageiam a RPDC com armas nucleares, rejeitam o NBT [Tratado de Proibição Nuclear] a RPDC não está em posição para aderir ao tratado", disse Kim In Ryong à Primeira Comissão da Assembleia Geral da ONU.

A posse de armas nucleares e mísseis balísticos intercontinentais é uma medida justificada para a autodefesa, já que nenhum país no mundo foi exposto a uma ameaça nuclear tão extrema e direta dos Estados Unidos há tanto tempo, disse o diplomata.

 + União Europeia autoriza novas sanções contra a Coreia do Norte

"A situação na península coreana atingiu um ponto crítico, uma guerra nuclear pode começar a qualquer momento", ressaltou. As tensões em torno da Coreia do Norte e seu programa nuclear aumentaram bruscamente devido a repetidos testes de mísseis nucleares realizados em violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU (CSNU). Em resposta, o CSNU introduziu várias rodadas de sanções contra Pyongyang destinadas a dificultar o desenvolvimento das armas nucleares do Norte. Com informações da Sputnik News Brasil.

Campo obrigatório