Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Multidão ocupa centro de Kiev contra a corrupção

Milhares de manifestantes lutam pela reforma da Constituição, pela eliminação da imunidade parlamentar e pela criação de um tribunal independente contra a corrupção

Multidão ocupa centro de Kiev contra a corrupção
Notícias ao Minuto Brasil

20:00 - 17/10/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Últimas Notícias do Mundo

O centro de Kiev, capital da Ucrânia, foi tomado por milhares de manifestantes nesta terça-feira (17) em protesto contra a corrupção no país. A concentração de pessoas vindas de diversas regiões começou ainda pela manhã, em frente ao Parlamento da Ucrânia, numa luta contra a imunidade dos deputados e pela criação de tribunais independentes para julgar os crimes relacionados à corrupção.

+ Milhares protestam na Catalunha contra prisão de separatistas

As reivindicações são dirigidas ao presidente ucraniano, Petro Poroshenko. Segundo informações do G1, o movimento tem à frente nomes como o ex-governador da região ucraniana de Odessa, Mikheil Saakashvili. O ex-presidente georgiano e líder da nova oposição a Poroshenko é apontado como o autêntico protagonista do ato, por acusar o presidente de "usurpar o Poder Judiciário".

"Enquanto Poroshenko estiver no poder, não haverá progresso. Em três anos, não mudou nada. Não sairemos daqui até que escutem o povo ucraniano e atendam a todas as nossas demandas", disse Saakashvili, em declaração reproduzida pelo G1. O político apátrida estaria em viagem pelo país para denunciar a corrupção na alta cúpula da política ucraniana, unindo-se aos apoiadores no protesto, que  já resultou em pelo menos quatro feridos.

Campo obrigatório