Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ministra da Administração renuncia após novos incêndios em Portugal

Constança de Sousa diz que não tinha condição de ficar no cargo

Ministra da Administração renuncia após novos incêndios em Portugal
Notícias ao Minuto Brasil

18:09 - 18/10/17 por ANSA

Mundo Tragédia

A ministra de Administração Interna de Portugal, Constança Urbano de Sousa, renunciou ao cargo nesta quarta-feira (18), após a segunda tragédia com incêndios no país em apenas quatro meses. A saída foi confirmada por meio de um comunicado do gabinete do premier António Costa.

+ Portugal: mais de 100 mortos em menos de 4 meses em incêndios

"A ministra da Administração Interna apresentou-me formalmente o seu pedido de demissão em termos que não posso recusar", diz o comunicado. A pasta é responsável pelos serviços de emergência portugueses.

Em sua carta de renúncia, Sousa afirma que já havia tentado deixar o cargo após os incêndios que mataram 64 pessoas em Pedrógão Grande, no centro do país, mas que na época ela foi mantida no governo por Costa.

No entanto, a tragédia do fim de semana, quando diversos focos de fogo deixaram um saldo de 41 vítimas nos distritos de Coimbra, Viseu, Guarda e Castelo Branco, fez o primeiro-ministro aceitar a demissão de Sousa.

"Durante a tragédia deste fim de semana voltei a solicitar, logo após o seu período crítico, que aceitasse a minha cessação de funções, pois apesar de esta tragédia ser fruto de múltiplos fatores, considerei que não tinha condições políticas e pessoais para continuar no exercício deste cargo, muito embora contasse com a sua confiança", diz a ministra.

Na última terça-feira (17), a oposição anunciou uma moção de desconfiança contra o governo de centro-esquerda liderado por Costa, que viu sua popularidade ser abalada pelos incêndios em Portugal. Com informações da ANSA.

Campo obrigatório