Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

EUA usará bombardeiros nucleares pela 1º vez desde a Guerra Fria

O general e outros altos funcionários da defesa sublinharam que a ordem de alerta ainda não foi dada, mas que os preparativos estão em curso

EUA usará bombardeiros nucleares pela 1º vez desde a Guerra Fria
Notícias ao Minuto Brasil

05:32 - 23/10/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Ameaça

A Força Aérea dos EUA está se preparando para colocar sua frota de bombardeiros B-52 com armas nucleares em estado de alerta de 24 horas pela primeira vez desde 1991, frente às tensões crescentes entre Washington e Pyongyang, disse o chefe do Estado-Maior da Força Aérea dos EUA, general David Goldfein, em um relatório da Defense One.

O general e outros altos funcionários da defesa sublinharam que a ordem de alerta ainda não foi dada, mas que os preparativos estão em curso. O estado de alerta de 24 horas para os B-52 terminou há 26 anos, nos últimos dias da Guerra Fria.

 + Trump: EUA estão 'totalmente preparados' para ameaça da Coreia do Norte

"Este é mais um passo para garantir que estamos preparados", explicouGoldfein. "Não vejo isso como um planejamento para um evento específico, mas sim como uma realidade da situação global em que nos encontramos e como nos asseguramos de estar preparados para continuar avançando", acrescentou ele.

Goldfein explicou que em um mundo onde "temos pessoas que falam abertamente sobre o uso de armas nucleares", é importante estar em alerta e pensar em novas formas de preparação.

"Já não é um mundo bipolar onde somos apenas nós e a União Soviética. Temos outros jogadores que têm capacidades nucleares. Nunca foi tão importante assegurarmos que fazemos bem esta missão", concluiu ele.

A base da Força Aérea de Barksdale, em Louisiana, que administra os serviços nucleares, está sendo renovada para que os B-52 estejam prontos para decolar em qualquer momento.

Os aviões B-52, que podem voar à altitude de 15 quilômetros a velocidades supersônicas, têm capacidade de lançar vários mísseis, bem como bombas de fragmentação, bombas aéreas e mísseis de precisão.

Campo obrigatório