Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Passagem de tufão no Japão deixa ao menos 5 mortos e 130 feridos

Principais companhias aéreas do país cancelaram seus voos

Passagem de tufão no Japão deixa ao menos 5 mortos e 130 feridos
Notícias ao Minuto Brasil

15:42 - 23/10/17 por ANSA

Mundo Fatalidade

A passagem do violento tufão Lan pelo Japão nesta segunda-feira (23) causou a morte de pelo menos cinco pessoas e deixou 132 feridos no país, onde as chuvas torrenciais e fortes ventos provocaram inundações e deslizamentos de terra forçando a evacuação de cerca de 44 mil pessoas.

Considerado o 21º tufão da temporada no Pacífico, o fenômeno natural tocou a terra na província de Shizuoka por volta de 3h locais, alterando todo o transporte no país asiático. As duas principais companhias aéreas japonesas, Japan Airlines (JAL) e All Nippon Airways (ANA), cancelaram 170 voos nacionais e internacionais afetando cerca de 43 mil passageiros. No total, o tufão Lan deixou 800 milímetros de precipitações na província de Wakayama e de 700 milímetros em Mie, ambas ao norte do Japão.

+ Abe vence eleição e poderá mudar Constituição do Japão

Entre as vítimas, está um homem de 63 anos que foi atingido pela queda de um andaime, um pescador de 70 anos e uma jovem cujo carro foi arrastado pelas águas. As outras duas vítimas são um homem de 80 anos encontrado soterrado em sua residência e um morto dentro de um carro submerso.

Diversos rios do território japonês transbordaram em consequência das chuvas torrenciais, entre eles o rio Uda, de Mie, o Yamato, de Nara, e o Omoto, de Iwate.

Acredita-se que "Lan", que atualmente está a cerca de 300 quilômetros ao sul de Kushiro, na ilha de Hokkaido, se rebaixe para a categoria de ciclone ainda nesta noite. Com informações da Ansa.

Campo obrigatório