Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Premier espanhol destitui governo catalão e anuncia eleições

Mariano Rajoy anuncia as primeiras medidas do artigo 155.º da constituição espanhola. "Destitui Puidgemont e convoquei eleições", acaba de anunciar

Premier espanhol destitui governo catalão e anuncia eleições
Notícias ao Minuto Brasil

03:52 - 28/10/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Espanha

O primeiro ministro Mariano Rajoy anunciou, no final da tarde dessa sexta-feira (27), as primeiras medidas do artigo 155.º da Constituição espanhola. Para começar, declarou brevemente a jornalistas, fará a "destituição do presidente e vice-presidente da Generalitat, Carles Puigdemont e Oriol Junqueras, respectivamente".

+ Vice-presidente regional diz que Catalunha 'está livre'

Dentre as medidas, Rajoy apontou ainda a extinção dos ministérios do presidente e vice-presidente da Generalitat e das delegações no exterior, logo após a declaração de independência unilateral da Catalunha, a qual classificou como “dolorosa, triste e angustiante”. 

Os ministérios correspondentes do governo central espanhol assumirão, a partir de agora, "as responsabilidades que estavam sob a alçada dos órgãos administrativos catalães".

+ Senado espanhol aprova a destituição do governo da Catalunha

Além disso, disse o premier avisou: "convoquei eleições regionais para o dia 21 de dezembro". Esta é a forma, segundo Rajoy, de travar "a escalada de desobediência à Constituição espanhola".

Rajoy anunciou ainda que também foram demitidos os ministros da presidência e porta-voz do Governo, Jordi Turull, das Relações Exteriores, Raül Romeva, do Território e Sustentabilidade, Josep Rull, do Ensino, Clara Ponsatí, do chefe de governo, administração pública e habitação, Meritxell Borràs, da Saúde, Antoni Comín, do Trabalho, Assuntos Sociais e Família, Dolors Bassa, do Interior, Joaquim Forn, da Cultura, Lluís Puig, da Justiça, Carles Mundó, e da Agricultura, Pecuária, Pesca e Alimentação, Meritxell Serret.

O chefe do Governo espanhol decretou ainda que o Conselho do Ministros Extraordinário fará a "destituição do diretor dos Mossos d'Esquadra, Pere Soler, bem como do secretário-geral do Ministério do Interior". Após a declaração aos jornalistas, Mariano Rajoy lamentou toda esta "jornada triste", na sua página no Twitter.

Campo obrigatório