Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Se preparando para a guerra, Coreia do Norte treina evacuação em massa

No âmbito desses exercícios, também foram realizadas manobras de corte de energia em que cidades inteiras apagaram todas as luzes durante a noite

Se preparando para a guerra, Coreia do Norte treina evacuação em massa
Notícias ao Minuto Brasil

05:23 - 29/10/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Exercício

As autoridades norte-coreanas realizaram exercícios de evacuação em massa em diversas cidades do país, em uma possível "preparação para uma guerra", informa o portal norte-americano de análise "NK News".

De acordo com a informação disponível, os simulacros teriam sido realizados ao longo desta semana, mas não em Pyongyang, na capital, possivelmente para não chamar a atenção da comunidade internacional.

Além disso, a publicação relata que, no âmbito desses exercícios, também foram realizadas manobras de corte de energia, em que cidades inteiras apagaram todas as luzes durante a noite, com o fim de provocar a desorientação "do inimigo".

"Não estou surpreso, devem perceber o quão grave é a situação atual", assinalaram fontes citadas pelo "NK News", que acrescentou que a última vez que o país levou a cabo exercícios semelhantes foi em 2003.

+ Contra intervenção de Madri, líder catalão pede oposição democrática

A notícia sobre estes exercícios aparece em meio à crescente escalada de tensão entre a Coreia do Norte e os EUA. O conflito entre Pyongyang e Washington aumentou depois das manobras conjuntas da Coreia do Sul e dos EUA, que visaram treinar um ataque contra a Coreia do Norte em caso de guerra. A Coreia do Norte se sentiu ameaçada e passou a aumentar seu potencial de mísseis e nuclear.

Neste sábado (28), o secretário de Defesa norte-americano, James Mattis, advertiu Pyongyang de que "qualquer ataque contra os Estados Unidos ou nossos aliados, e qualquer uso de armas nucleares por parte da Coreia do Norte, terá uma resposta militar massiva". Com informações do Sputnik Brasil.

Campo obrigatório