Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

FBI identifica autor do atentado terrorista de Nova York

Sayfullo Saipov tem 29 anos e gritou "Deus é grande" durante o ataque

FBI identifica autor do atentado terrorista de Nova York
Notícias ao Minuto Brasil

20:57 - 31/10/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo EUA

O FBI considera como atentado terrorista o atropelamento seguido de tiroteio desta terça-feira (31), em Manhattan. O autor do ataque foi identificado como Sayfullo Saipov, um uzbequistanês de 29 anos. Ao dirigir uma caminhonete por 17 quarteirões da ciclofaixa da Houstin Street, por volta das 15h05 (hora de Nova York, 17h05 no Brasil), atropelando ciclistas e pedestres,  e matando oito pessoas, Saipov gritava: “Allahu Akbar” (“Deus é Grande”, em tradução do árabe ao português). Segundo a CBS, Saipov morava em Tampa, na Flórida, desde 2010. 

O Departamento de Polícia de Nova York (NYPD) detalhou, segundo o Daily Mail, que o veículo alugado, à loja Home Depot, só parou na Chambers Street, quando colidiu com um ônibus escolar. Duas crianças e dois adultos ocupavam o coletivo e estão entre os 11 feridos contabilizados até o momento.

+ Nova York: imagens do tiroteio e atropelamento desta terça

Após a colisão, Saipov desceu do carro com uma arma de paintball em uma mão e uma espingarda de chumbinho em outra. Ele foi atingido no estômago por um policial que patrulhava a área e levado ao hospital sob custódia. Em conferência de imprensa, o prefeito de Nova York, Bill De Blasio, condenou o ataque, classificando-o como “ato de terror covarde”.

Leia também: 'Doente e perturbado', diz Trump sobre autor do ataque em NY

Campo obrigatório