Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Na Coreia do Sul, Trump modera tom contra Pyongyang

Presidente dos EUA convidou Coreia do Norte para negociar

Na Coreia do Sul, Trump modera tom contra Pyongyang
Notícias ao Minuto Brasil

18:09 - 07/11/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Visita

Após a retórica agressiva dos últimos meses, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, desembarcou nesta terça-feira (7) na Coreia do Sul e amenizou o tom em relação à Coreia do Norte.

Chegando do Japão, onde havia mantido o discurso contundente contra o regime de Pyongyang, o republicano pareceu se adequar aos apelos por moderação feitos por Seul, capital que poderia ser devastada em um eventual ataque de Kim Jong-un.

+ Ex-ministro do governo galês é encontrado morto

Em coletiva de imprensa com o presidente da Coreia da Sul, Moon Jae-in, Trump disse que vê "bons progressos" sobre a Coreia do Norte, que foi convidada a "voltar à mesa e a fazer um acordo".

Além disso, o líder norte-americano afirmou que não tem nenhum desejo de "usar a força".

"Mas os Estados Unidos estão prontos para usar toda a gama de seu potencial militar, se necessário", ressalvou. Antes disso, na base de Camp Humphreys, Trump já havia manifestado a esperança de que a crise na península coreana seja resolvida.

"Tudo tem solução", garantiu. A passagem pela Coreia do Sul faz parte da primeira viagem do presidente dos EUA à Ásia, cujo maior objetivo é definir com os países da região, principalmente a China, uma estratégia que faça Pyongyang abandonar suas ambições nucleares e o desenvolvimento de mísseis balísticos.

"Acredito que estamos fazendo muitos progressos. Estamos mostrando uma grande força, e acredito que eles entendem que temos uma força sem par", declarou Trump, que cobrou mais esforços da China e da Rússia para pressionar Kim Jong-un.

Por sua vez, Moon Jae-in afirmou que os dois países concordaram em promover uma "solução pacífica" para a crise e disse esperar que a visita do líder norte-americano represente um "ponto de reviravolta" na questão nuclear.

No entanto, segundo a agência "Yonhap", Seul negocia a compra de submarinos de propulsão nuclear dos Estados Unidos para aumentar seu "poder de dissuasão" em relação a Pyongyang. Mas as tratativas devem ser longas, já que esses equipamentos nunca foram cedidos por Washington por causa de seu caráter estratégico.

Trump fica na Coreia do Sul até a tarde desta quarta-feira (8), quando embarca para Pequim, na China. O presidente dos EUA ainda passará por Vietnã e Filipinas. Com informações da ANSA.

Campo obrigatório