Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Catalunha faz greve em protesto contra governo espanhol

Partidos locais ainda divergem sobre lista comum em eleições

Catalunha faz greve em protesto contra governo espanhol
Notícias ao Minuto Brasil

09:02 - 08/11/17 por Ansa

Mundo Paralisação

A região autônoma da Catalunha promove nesta quarta-feira (8) uma greve como forma de protestar contra a "repressão" da Espanha e pela "libertação" dos "presos políticos". A região vive uma crise com o governo central espanhol devido às suas ambições de proclamar independência. A paralisação atinge, principalmente, os serviços de transporte.   

Cerca de 30 estradas da região foram interditadas. Os trens de alta velocidade e os de percursso regional também tiveram os serviços interrompidos. Defensor da independência, o presidente da Catalunha, Carles Puigdemont, foi destituído do seu cargo pelas autoridades de Madri, que o acusaram de violar a Constituição.

+ Primeira deputada trans é eleita no estado da Virgínia

Foragido na Bélgica, o político e outros quatro ex-secretários aguardam uma audiência, marcada para dia 17, sobre o pedido de extradição da Espanha. Eles cumprem medidas cautelares e estão com a liberdade restringida.

Nesta terça (7), em uma entrevista a uma rádio, Puigdemont fez um apelo para que os partidos catalães se unam e apresentem uma candidatura conjunta nas eleições regionais antecipadas de 21 de dezembro, que escolherão o novo governo da zona autônoma. No entanto, as principais legendas, o Partido Democrata Europeu Catalão (Pdecat), de Puigdemont, e a Esquerda Republicana da Catalunha (ERC) não conseguiram ainda chegar a um acordo.   

No mesmo dia, cerca de 200 prefeitos que defendem a independência da Catalunha marcharam pelas ruas de Bruxelas para exigir a libertação dos líderes políticos detidos. Os manifestantes se reuniram na sede da Comissão Europeia. Com informações da Ansa.

Campo obrigatório