Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Morales acusa embaixada dos EUA de 'conspiração'

Presidente ameaçou expulsar encarregado de negócios do país

Morales acusa embaixada dos EUA de 'conspiração'
Notícias ao Minuto Brasil

19:16 - 08/11/17 por ANSA

Mundo Bolívia

O presidente da Bolívia, Evo Morales, acusou a Embaixada dos Estados Unidos no país de planejar um ataque contra seu governo por meio de casos de "corrupção e narcotráfico". O mandatário ainda ameaçou expulsar o encarregado de negócios da representação diplomática, Peter Brennan, caso as ações "conspiratórias" continuem.

+ Tufão deixa 106 mortos no Vietnã às vésperas da cúpula da Apec

"Da Embaixada dos Estados Unidos, planejam atacar o governo, nossa revolução democrática e cultural, com a corrupção e o narcotráfico. A direita não tem ideia de como nos atacar, quem está se preparando para o ataque é a Embaixada dos Estados Unidos", afirmou Morales, durante um ato na cidade de Llallagua, em Potosí.

Em 2008, o governo boliviano já havia expulsado o embaixador Philip Goldberg, acusado de "ingerência em assuntos internos", e até hoje a sede diplomática norte-americana é chefiada por um encarregado de negócios. O próprio Brennan já foi convocado a dar explicações em duas ocasiões.

"Quero que o encarregado de negócios saiba: se continuar conspirando, se seguir financiando a direita, se continuar planejando uma conspiração, não hesitaria em expulsá-lo novamente, porque somos dignos, somos um país com soberania", acrescentou o presidente, que não deu mais detalhes sobre as supostas conspirações. Com informações da ANSA.

Campo obrigatório