Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Subúrbios fomentam onda democrata nos Estados Unidos

Alexandria, de classe média alta e às margens das metrópoles, é um dos que criaram 'onda democrata' na primeira eleição desde a vitória de Trump

Subúrbios fomentam onda democrata nos Estados Unidos
Notícias ao Minuto Brasil

06:33 - 15/11/17 por Folhapress

Mundo Notícias do Mundo

"O ódio não tem morada aqui", diz o cartaz fixado em frente à casa de tijolinhos à vista, na cidade de Alexandria, no Estado da Virgínia. A mensagem é uma entre centenas de outras pelas ruas da cidade histórica -vizinha à capital americana Washington, aonde se chega de metrô em meia hora.

"Nós somos uma vizinhança acolhedora. Abraçamos todo mundo", afirma o professor Ronald Rigby, 82, que colocou dois cartazes em seu jardim.

+ Sexta mulher acusa Bush pai de ter apertado suas nádegas em evento

Foram subúrbios como Alexandria, de classe média alta e às margens de grandes metrópoles americanas, que criaram uma "onda democrata" na semana passada, na primeira eleição desde a vitória de Donald Trump.

Eles foram essenciais para eleger candidatos de múltipla representatividade, como uma deputada transgênero na Virgínia, um prefeito sikh em Nova Jersey e um refugiado da Libéria em Montana. "Essa eleição demonstrou, em escala nacional, que a discriminação deve ser desqualificada", afirmou Danica Roem, 33, a deputada trans eleita.

A campanha dela foi especialmente emblemática, já que a disputa pela vaga a opunha a um deputado republicano em seu 14º mandato, que propôs uma lei para barrar o uso de banheiros em escolas públicas por alunos transgêneros.

"Ajude-me a proteger os valores conservadores na Virgínia", pedia, em panfletos, o candidato Bob Marshall, 73.

"É um momento de orgulho indiscutível, um marco rumo à igualdade", diz Aisha Moodie-Mills, presidente da organização Victory Fund, que promove e arrecada recursos para candidaturas LGBT. "São candidatos que apresentaram boas propostas e falaram sobre o que interessa ao cidadão, mas que também transmitem uma mensagem importante para o país."

"A questão não é raça, não é nacionalidade. O que os americanos querem são bons candidatos", disse Wilmot Collins, 54, prefeito eleito de Helena, que é natural da Libéria e refugiado nos EUA há 23 anos.

ANTITRUMPISMO

Embora considerem que fatores locais foram determinantes para sua eleição, os candidatos admitem que o sentimento anti-Trump ajudou a impulsionar o voto nas minorias.

A aprovação ao presidente é menor entre mulheres, negros e jovens: não passa de 31% no público feminino e empaca nos 8% entre negros. A média nacional é de 38%, segundo levantamento do instituto Gallup.

Entre as regiões do país, é no Sul que o presidente goza de sua maior aprovação (43%). Mas a "onda azul" foi sentida mesmo em Estados tradicionalmente alinhados aos republicanos, como o Kansas, que elegeu uma mãe solteira, democrata e hispânica para a prefeitura de sua capital, Topeka.

"Yes, you can" (sim, você pode), afirmou a vitoriosa Michelle de La Isla, 41, parafraseando o famoso bordão de Barack Obama –"sim, nós podemos".

São de mulheres algumas das vitórias mais representativas: a cidade de Charlotte, na Carolina do Norte, elegeu sua primeira prefeita negra; e em Seattle, foi eleita uma governante lésbica.

O que não quer dizer que os resultados possam ser lidos como sinais de uma desaprovação maciça a Trump.

"Boa parte do país apoia o presidente, especialmente em áreas rurais, de maioria branca e de operários", afirmam os pesquisadores Kyle Kondik e Geoffrey Skelley, da Universidade da Virgínia.

Para eles, o resultado deve ser entendido como cíclico: historicamente, nos anos subsequentes à eleição presidencial, o partido no poder sofre um revés nas eleições locais. O mesmo aconteceu com Obama e George W. Bush, por exemplo.

"O partido paga um preço por estar na Casa Branca", dizem. "O que esses resultados sinalizam é uma reprimenda ao presidente e ao trumpismo em geral."

SAUDADES DE HILLARY

Em Alexandria, esse sentimento é palpável: cartazes nos jardins saúdam imigrantes e fazem críticas ao presidente. Alguns ainda mantêm pôsteres da democrata Hillary Clinton nas janelas.

"Não durmo direito desde 8 de novembro do ano passado", brinca o pastor batista Howard-John Wesley, referindo-se à noite em que Trump foi eleito.

Dias antes da votação de agora, a igreja que ele comanda recebeu o governador democrata, Terry McAuliffe, num dos cultos. O político foi aplaudido de pé pelos fieis, a maioria negros, que respondem por 20% da população.

McAuliffe fora ao templo fazer campanha para o candidato democrata ao comando da Virgínia, Ralph Northam -eleito com 75% dos votos em Alexandria.

Na noite da vitória dele, um eleitor abraçado a uma bandeira LGBT foi prestigiar a festa do comitê democrata. "Fiquei extasiado", diz o designer Glenn Klaus, 47. "Estamos dando nosso recado." Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório